Os hormônios são a forma de o corpo manter controle sobre os tecidos. Naturalmente, cada corpo apresenta um padrão endócrino específico, sendo comum variações dentro de um mesmo sexo. Paradoxalmente, a classificação das competições atléticas, sob o pressuposto de manter a isonomia, expõe atletas femininas a exames vexatórios e incoerentes com o princípio de livre participação. Destarte, uma remodelação da categorização esportiva faz-se necessária para solucionar a problemática. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, vale trazer à baila a teoria da seleção natural, na qual Darwin afirma que um grupo é predominante ao outro por causa de sua adaptação ao meio, porém variações pontuais existem para aumentar a resistência da espécie à extinção. Consoante a ideia do biologo naturalista, mulheres com baixo testosterona são mais comuns pela interferência desse hormônio na fertilidade, mas a presença do fenótipo contrário permite a sobrevivência de fêmeas em contextos de alta demanda muscular. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Hodiernamente, contudo, na comodidade da sociedade contemporânea, a última característica perde sua função original e adquiri outra: destaque na prática esportiva. Dessa forma, dada a naturalidade dessa diferença, inibir a participação de atletas femininas com altos níveis de androgênios é impensável em uma sociedade que preza pela liberdade. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o teste de confirmação de gênero é ineficiente por expor desnecessariamente a competidora enquanto não resolve o problema fundamental de garantir a equidade. Isso pois não oferece oportunidades de participação não intrusiva para mulheres, podendo inclusive endossar práticas prejudiciais de remediação para alterar a caracterísica hormonal da esportista. Assim, contraposto a aviltar as atletas sem motivo, trocar o modelo atual de pareamento é a alternativa mais viável, mais justa e mais humana. (A abordagem está superficial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso algumas modificações. A World Athletics (Muito bem. Apresentou o agente), (Sem vírgula) deve, por meio de uma norma que oficialize a alteração em competições mundiais, definir um novo tipo de classificação, cujas bases serão o fenótipo e a capacidade muscular, independentemente do gênero. O intuito dessa mudança é garantir a concorrência equiparada, a qual, consequentemente, estimulará o aprimoramento e a participação efetiva de todos os interessados. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |