Recentes mudanças feitas ao limite de testosterona no corpo de atletas femininas fez com várias destas não pudessem participar de competições, o que causou grandes revoltas contra a instituição World Athletics a considerando injusta e preconceituosa. Porém, será que a instituição está realmente as descriminando? (Melhore a contextualização do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) As competidoras que foram impedidas de participar possuem um distúrbio hormonal que aumenta drasticamente a produção de testosterona no corpo, o que, segundo estudiosos, acaba dando grande vantagem sobre as outras competidoras. Segundo estudos da ex-atleta e professora Doriane Coleman a estatística de mulheres com esse distúrbio é de apenas 1 a cada 20000 mulheres (Muito bem. Apresentou dados), porém atletas com esse distúrbio conquistaram 30 medalhas em competições que segundo Coleman é muito mais do que o esperado. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o movimento Let Her Run as atletas estão sendo injustiçadas, já que elas produzem este hormônio em grande quantidade naturalmente e que isso seria apenas uma característica da mesma forma que ter uma altura maior ou membros mais longos. Entretanto(Vírgula) segundo especialistas (Vírgula) a testosterona dá muito mais vantagem do que possuir pernas ou braços mais alongados, pois este hormônio é responsável pelo desenvolvimento dos músculos assim competidoras com mais testosterona são mais velozes e fortes que as outras. (Melhore a abordagem dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, percebemos que a World Athletics não tem o intuito de ser preconceituosa, mas de apenas deixar que todas as competidoras tenham a mesma chance de vencer. Para que atletas com distúrbio de hormônios possam participar devem junto com o movimento let her run pressionar (Muito bem. Apresentou o agente) a instituição para a criação de novas modalidades, onde em que elas possam competir com outras atletas com os mesmos níveis de testosterona, assim elas poderiam continuar a competir e todas teriam a mesma chance de vencer. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Melhore a progressão de ideias. Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |