Desde o início da vida humana e social da espécie atual Homo Sapiens Sapiens, as mulheres têm constantemente sua identidade questionada, estereotipada e imposta socialmente, sem que seja levado em consideração a vontade daquelas que levarão tal fardo e fato. A sociedade brasileira e contemporânea é regida por um sistema patriarcal, pela supervalorização do universo e autoridade masculina e colocando filhos e mulheres em um papel de submissão; mas contrariar esse papel imposto seria rebeldia ou necessidade? (Formul
(Melhore a estratégia coesiva) Nós (Vírgula) mulheres, tivemos durante toda a história o esquecimento e ausência em e aos nossos feitos (Construção confusa), sempre dados e atribuídos de maneira extremamente positiva aos homens; tivemos nossos aspectos sociais sempre questionados quando não seguidos à risca e nos últimos tempos, o questionamento aos aspectos biológicos femininos se tornou ainda mais presente (Melhore a apresentação dessa discussão). Porfiar os corpos femininos para elevá-los ao que é dito, visto e aceito como feminino é negar a todo instante aquelas mulheres que não os seguem por quaisquer que sejam os motivos, é desvalorizá-las, apagá-las e ausentá-las. (Abordagem superficial)
(Melhore a estratégia coesiva) A filósofa francesa Simone de Beaouvoir disse em seu livro mais célebre "O Segundo Sexo" a frase mais marcante e necessária para as mulheres, "não se nasce mulher, torna-se mulher". Tornar-se mulher é a construção da resistência e força feminina, na superação de todos os modelos e paradigmas impostos, é o mais alto do questionar e lutar pela nossa sobrevivência, lutar pela nossa constante questionada figura de mulher. (Abordagem superficial. O argumento precisa ser mais explorado)
(Melhore a estratégia coesiva) Levar em consideração apenas fatores biológicos e hormonais para considerar e definir o que é ser uma mulher, (Sem vírgula) é apagar toda a resistência feminina de todos esses anos construída a partir da luta de muitas de nós, é aniquilar aquelas que lutaram pela liberdade feminina, seja ela biológica, cisgênero ou não. É mais do que necessário, (Sem vírgula) ensinar as futuras gerações a liberdade de toda menina e mulher, ensinar a necessidade do fim do questionamento à identidade feminina; tais coisas precisam ser feitas através de campanhas públicas, debates e assistências sociais, sejam federais, estaduais e/ou municipais (Apresente o agente). Mais do que contestar essa imposição social, patriarcal e machista as mulheres ser um ato rebeldia, é uma enorme necessidade de sobrevivência feminina. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Evite um recorte superficial e tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |