AB - Let Her Run - - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 10/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Simone Beauvoir, em seu livro "O Segundo Sexo", diz: “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”. Para ela, nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade. Ao longo da história, cada cultura criou os padrões de ação e comportamento de determinado gênero, impedindo que as características de cada sexo e gênero sejam particularidades pessoais. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O movimento “Let Her Run” reúne ex-atletas, cientistas e médicos, (Melhore o encadeamento textual) nele os ativistas pedem igualdade de gênero no esporte e o fim de exames considerados abusivos para determinar o sexo de uma atleta. Um curta produzido pela Madre Mia, (Sem vírgula) faz um paralelo com as “nude parades” da década de 1960, quando - de forma absurda – as competidoras eram submetidas a um humilhante exame de comprovação de sexo biológico. (As discussões precisam ser mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, corpos diferente costumam ter vantagens distintas, por exemplo: braços alongados, no caso de um nadador e pés maiores em esportes que precisam de equilíbrio (Melhore a apresentação dessa discussão). Esses “benefícios naturais”, isso inclui as diferenças hormonais, são imprevisíveis e intrínsecos. E (Vírgula) ainda, é válido lembrar, (Melhore o encadeamento textual) os homens são  não precisam passar pelo mesmo tipo de constrangimento que mulheres em meio esportivo. (Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, é mister que as Federações Esportivas mundiais (Muito bem. Apresentou o agente) tome providências para resolver o impasse, para que não haja o constrangimento desnecessário com mulheres que apenas buscam fazer aquilo que amam, urge que a IAAF (Associação Internacionais de Federações de Atletismo) juntamente com as outras Federações Internacionais e Mundiais de esporte por meio de métodos de inclusão, como grupos específicos para que mulheres com níveis de testosterona mais altos possam competir entre si, palestras de inclusão das mulheres no esporte, mesmo com suas particularidades, e seleções específicas para grupos de pessoas que têm “vantagens naturais”. Somente assim, pensamentos como o de Simone Beauvoir será cada vez mais enraizado na sociedade, mostrando que sexo e gênero é algo puramente performático e social. ​​​​​​​(Parabéns! Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200