Humilhação, desrespeito, práticas abusivas e não aceitação. Essas são algumas das coisas (Reveja a seleção lexical) que mulheres com características consideradas masculinas enfrentam no mundo dos esportes, por meio disso movimentos que lutam pelos direitos desse sexo tão oprimido eclodiram no Brasil, a exemplo temos o " Let Her Run: uma mulher tem que provar que realmente é mulher?", que combate tais problemas presentes em nossa sociedade. Nesse sentido, fica evidente a necessidade de analisar os aspectos biológicos e éticos que circundam essa problemática. (Apresente a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é inegável que ambos os sexos possuem características predominantes e que muitas delas no masculino influenciam diretamente na aptidão física. Porém, biologicamente o que determina a sexualidade de um indivíduo é o cromossomo vinte e quatro e não suas outras peculiaridades genéticas. Então, fica evidente que as praticas sofridas pelas mulheres são inaceitáveis por serem infundadas e descriminatórias. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Segundamente, a não aceitação de pessoas com peculiaridades físicas apresentasse apresenta-se como uma questão extremamente evidenciada por esse cenário. Segundo o Dicionário Aurélio qualquer opinião ou pensamento acerca de algo ou de alguém, construída a partir de análises sem fundamento, conhecimento nem reflexão se caracteriza como uma forma de preconceito. Diante disso, não só é um problema as práticas discriminativas sofridas por atletas do sexo feminino como também um crime. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) A Federação Internacional do Atletismo (Muito bem. Apresentou o agente) deve, portanto, encerrar com qualquer tipo de prática que tenha como objetivo igualar as condições físicas naturais dos competidores, por meio da aceitação de diferenças biológicas como excesso de testosterona, hemácias e distúrbios genéticos. A finalidade de tais medidas deve ser a busca da representatividade feminina plena nos esportes. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais os argumentos ao longo do desenvolvimento, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |