Ao longo da história a mulher foi vista como ser sensível, irracional e incapaz de conquistar a sua independência. Porém, elas provaram que são sim capazes de se sustentar e fazer parte do que quiserem. Nessa perspectiva, muitas mulheres participam do atletismo, mas de modo seletivo, competindo apenas com aquelas que tem a mesma capacidade física (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, as que não se enquadram nesse padrão são muitas vezes impedidas de competir e acabam sendo injustiçadas por esse preconceito. (Não apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, os padrãos sempre estiveram presente nas competições, principalmente para selecionar só aqueles que mais se enquadraram neles. Tal contexto, (Sem vírgula) se compara com a frase do grande filósofo alemão Arthur Schopenhauer " Todo o homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo". Assim, muitos coordenadores das olimpíadas acabam tomando os limites das competidoras com menor capacidade física como as ademais que são mais fortes por possuírem naturalmente maiores níveis de testosterona. Desse maneira, se medidas não forem tomadas essas mulheres não seram serão capazes de romper com esse padrão. (Explore mais as ideias apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a injustiça e o preconceito que essas mulheres sofrem para provarem que são realmente mulheres acabam deixando muitos indignados (Melhore a apresentação dessa ideia). Sob tal ótica, como dizia o filósofo Friedrich Nieztische "a desigualdade dos direitos é a primeira condição para que haja direto". Nesse sentido, essa desigualdade provocou no Brasil o movimento chamado Let het run - deixe ela correr - para permite a parcipação delas nessas olimpíadas. Sendo assim, esse movimento deve persistir até ser permitido que essas mulheres entram nessa competição. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que essas atletas possam participar dessa competição, é preciso que os coordenadores das olimpíadas (Muito bem. Apresentou o agente) selecionem aquelas com os hormônios mais altos, de modo que elas poderão competir entre si - para que nenhuma competidora esteja em desvantagem- e por fim da um do mesmo troféu que as outras competidoras galharam só assim elas poderão competir sem maiores problemas. Caso contrário, as competições continuaram continuarão tomando seus limites como disse Arthur Schopenhauer.
Comentários do corretor
Explore mais os argumentos, pois a abordagem do tema ao longo do desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |