Deixa ela ser mulher - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 05/10/2020

Status:

Corrigida
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De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas -, é direito de todos os cidadãos, sem qualquer distinção, tratamento justo e não discriminatório. Entretanto, o cenário atual dos parâmetros sociais estipulados sobre o que é ser mulher impedem que isso aconteça na prática, devido à exclusão consequente de todo padrão imposto aos seres humanos. Nesse contexto, urge a necessidade de serem tomadas atitudes pelas autoridades competentes para reverter essa problemática. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primordialmente, convém analisar o papel do Estado no que tange à discussão. De acordo com Thomas Hobbes, a função do Estado é garantir o bem-estar da coletividade e, no entanto, isso não ocorre no Brasil, devido à falta da presença de campanhas governamentais favoráveis à desconstrução de um ideal de mulher socialmente romantizada. Isso dificulta a universalização desses direitos sociais tão importantes. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Faz-se mister, ainda, salientar o machismo como impulso dessa questão. Segundo o político alemão Adenauer, todos vivem sob o mesmo céu, mas nem todos sob o mesmo horizonte. Diante de tal contexto, o machismo se torna fator agravante na classificação do que é ou não é "mulher". Somado ao ideal padronizado, toda mulher fora dos parâmetros imaginados como medida de referência tem de brigar pelo direito de também ser vista como uma mulher. (O argumento precisa ser mais explorado)

(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, é premente que medidas sejam tomadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Boa. Apresentou o agente) para erradicar o problema. Esse ministério deve, por meio de campanhas publicitárias, educar e conscientizar a população brasileira sobre o que é, de fato ser mulher e como respeitar as diferentes mulheres, de acordo com as Organizações Não-Governamentais e movimentos sociais feministas. Ainda com a ajuda dessas ONG's ONGs e movimentos, levar conteúdo a empresas dos mais diversos fins, através de cursos e consultorias, sobre o impacto da exclusão na vida de uma mulher em decorrência de referenciais imaginados.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200