anny certaa - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 05/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

'’O homem é o lobo do homem''. A atribuição de Hobbes, (Sem vírgula) representa claramente a problemática que discute o ''ser mulher'' em pauta no âmbito olímpico, já que põe em cena a agressividade com a qual o homem lida com o outro. Assim, torna-se evidente que a origem dessa vicissitude está no globo de preconceitos, diante ao sexo feminino, existente na sociedade brasileira. Seja por uma cultura sexista predominante, seja pelo caráter competitivo existente. (Boa. Apresentou a tese. No entanto sugiro que reestruture as discussões iniciais para melhorar a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, vale ressaltar que a cultura machista, viabilizada por preconceitos atribuídos na sociedade, leva a feminilidade a discussão. Isso ocorre porque, desde os primórdios da sociedade (Evite clichês), a mulher foi apresentada como doméstica e mãe, sem domínio sobre suas escolhas. Tal qual fato vê-se presente na série Anne With an E, onde a mãe adotiva de Anne – mulher solteira de Avonlia – é criticada por sua amiga por não ter casado e nem ter filhos. Diante da realidade torna-se evidente que uma mulher competir na prática de esportes causa estranheza e assim questiona sua biológia. (Reestruture e melhore a apresentação das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém frisar que a disputa, idealizada pelos estereótipos diante a feminilidade, embasa essa problemática. Visto que a competitividade humana afeta a essência da sociedade. Nesse panorama, ilustra-se o questionamento diante a feminilidade da atleta africana, devido apresentar fatores biológicos imutáveis em altos níveis, como hormônios influentes na resistência física e predominantes ao sexo masculino. Mas, como atribuído pelo governo, todos nascem livres e iguais com os mesmos direitos já que não são fatores, como sexo e hormonios biológicos, que devem carenciar os mesmos. (Abordagem superficial. Explore mais os argumentos)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para atenuar o preconceito com a mulher em atividades olímpicas. Faz-se necessário que a sociedade civil organizada pressione o governo federal (Muito bem. Apresentou o agente) a criar políticas públicas em prol do direito da inserção de mulheres em diferentes meios, independente da incidência de fatores biológicos imutáveis, que atuará a partir da indústria midiática, ao direcionar maior orçamento, em maior transmissão de esportes femininos em canais abertos e propagandas que sobressaia a importância feminina em todos os setores, a fim de coibir estereótipos presentes. Outrossim, é considerável que desde os primórdios no meio educacional, a partir de cursos profissionalizantes do Ministério da Educação, os profissionais do meio escolar trabalhem a competividade saudável para coibir a ignorância humana referenciada por Hobbes.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200