Crise hormonal no desporte - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 05/10/2020

Status:

Corrigida
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O mundo dos esportes é pautado pela competição. Vence o mais concentrado, o mais técnico ou mais veloz. Nesse último campo, porém, crê-se existirem desafios que podem torná-lo desvantajoso para uns e hiper vantajoso para outros. Cabe pontuar, portanto, como se comporta tal teoria no que tange competidoras femininas e o impacto disso em suas carreiras. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) No universo do atletismo, a mulher deve apresentar em seu sangue quantidade de testosterona inferior a 5 nmol/L. Essa exigência ignora completamente quaisquer outras comprovações de seu sexo, além de possíveis alterações hormonais inatas. A solução apresentada é um inibidor hormonal que "normalize" essa taxa dando a mulher o direito de ser considerada assim. (Abordagem superficial do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) A recusa de prosseguir com esse tratamento pode significar o fim de suas carreiras, já que a Confederação Internacional entende isso como uma vantagem competitiva, um dopping não intencional. Essa medida, entretanto, expõe mulheres à situações vexatórias por colocar em dúvida desnecessária seu sexo biológico indiscutível e esse sim, devidamente comprovado, fazendo-as passar por exaustivos exames e tratamentos invasivos. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) É de extrema importância, portanto, reajuste na legislação desportiva e cumprimento visando a regularização de tais competidoras levando em conta seus fatores genéticos e, comprovado o não uso de anabolizantes, permitirem sua participação plena no esporte. (Apresente o agente) É inconcebível depois de tantas lutas por direitos reconhecidos, a necessidade de se provar ser mulher. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200