O mundo dos esportes é pautado pela competição. Vence o mais concentrado, o mais técnico ou mais veloz. Nesse último campo, porém, crê-se existirem desafios que podem torná-lo desvantajoso para uns e hiper vantajoso para outros. Cabe pontuar, portanto, como se comporta tal teoria no que tange competidoras femininas e o impacto disso em suas carreiras. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) No universo do atletismo, a mulher deve apresentar em seu sangue quantidade de testosterona inferior a 5 nmol/L. Essa exigência ignora completamente quaisquer outras comprovações de seu sexo, além de possíveis alterações hormonais inatas. A solução apresentada é um inibidor hormonal que "normalize" essa taxa dando a mulher o direito de ser considerada assim. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) A recusa de prosseguir com esse tratamento pode significar o fim de suas carreiras, já que a Confederação Internacional entende isso como uma vantagem competitiva, um dopping não intencional. Essa medida, entretanto, expõe mulheres à situações vexatórias por colocar em dúvida desnecessária seu sexo biológico indiscutível e esse sim, devidamente comprovado, fazendo-as passar por exaustivos exames e tratamentos invasivos. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) É de extrema importância, portanto, reajuste na legislação desportiva e cumprimento visando a regularização de tais competidoras levando em conta seus fatores genéticos e, comprovado o não uso de anabolizantes, permitirem sua participação plena no esporte. (Apresente o agente) É inconcebível depois de tantas lutas por direitos reconhecidos, a necessidade de se provar ser mulher. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |