Anne - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 04/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

'’O homem é o lobo do homem''. A atribuição de Hobbes, (Sem vírgula) representa claramente a problemática em pauta no âmbito olímpico, já que põe em cena a agressividade com a qual o homem lida com o outro. Assim, torna-se evidente que a origem dessa vicissitude está no globo de preconceitos, diante ao sexo feminino, existente na sociedade brasileira. (Ideias fragmentadas) Seja por uma cultura sexista predominante, seja pelo caráter competitivo existente. (Muito bem. Apresentou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, vale ressaltar que a cultura machista, viabilizada por um globo de preconceitos atribuídos diante a sociedade, leva a feminilidade a discussão. Isso ocorre porque, desde os primórdios da sociedade (Evite clichês), a mulher foi apresentada como doméstica e mãe, sem domínio sobre suas escolhas. Tal qual fato vê-se presente na série Anne With na E, onde  em que a mãe adotiva de Anne – mulher solteira de Avonlia – é criticada por sua amiga e vizinha por não ter casado e nem ter filhos. Diante da realidade torna-se evidente que uma mulher competir na prática de esportes causa estranheza e assim questiona o ''ser mulher''. (Explore mais o argumento apresentado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém frisar que a disputa, idealizada pelos estereótipos diante a feminilidade, embasa essa problemática. (Ideias fragmentadas) Visto que a competitividade humana afeta a essência da sociedade. Nesse panorama, ilustra-se o questionamento diante a feminilidade da atleta africana, devido apresentar fatores biológicos imutáveis em altos níveis, como hormônios influentes na resistência física e predominantes no sexo masculino. Mas, como atribuído pelo governo, todos nascem livres e iguais com os mesmos direitos já que não são fatores, como sexo, que devem carenciar os mesmos. (Melhore a apresentação das discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para atenuar o preconceito com a mulher em atividades olímpicas. Faz-se necessário que a sociedade civil organizada pressione o governo federal (Muito bem. Apresentou o agente) a criar políticas públicas em prol do direito da inserção de mulheres em diferentes meios, independente da incidência de fatores biológicos imutáveis, que atuará a partir da indústria midiática, ao direcionar maior orçamento, realizando maior transmissão de esportes femininos ,em canais abertos, e propagandas que viabilize a importância feminina em todos os setores a fim de coibir estereótipos presentes. Outrossim, é considerável que desde os primórdios no meio educacional, a partir de cursos profissionalizantes do Ministério da Educação, trabalhe a competividade saudável para coibir a ignorância referenciada por Hobbes.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200