Recentemente, o movimento “Let her run” (deixe ela correr, em tradução livre) surgiu devido ao caso da atleta sul-africana Caster Semenya, a qual foi privada de participar das competições de atletismo de 2019 por apresentar níveis de testosterona (hormônios masculinos) acima do permitido, mesmo depois de comprovado que tal elevação ocorre por obra de uma disfunção hormonal que aumenta os níveis desse hormônio de forma natural. Mutuamente a esse fato surge a pergunta “uma mulher tem que realmente provar que é mulher?” (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Há quem se considera a favor da privação da atleta, pontuando que seria injusto Semenya competir com outras mulheres, visto que é comprovado pelo Aaron Baggish, do Massachusetts General Hospital, que o alto nível de testosterona no organismo aumentaria significativamente o seu desempenho nas provas. Por outro lado, os defensores da esportista afirmam que a privação proposta seria um comportamento discriminatório, considerando o fato de que a punição seria feita a partir dos traços biológicos de Caster. (Evite uma argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Levando em consideração as opiniões e argumentos ,contra e a favor, do caso da atleta sul-africana Caster Semenya, apresentados anteriormente, há coerência em afirmar que medidas visando a justiça e igualdade deveriam ser tomadas por parte do estado. Como foi dito, a atleta mencionada sofre uma disfunção hormonal, ou seja, não possui culpa alguma em relação ao seu estado biológico. Partindo desse fato, é correto dizer que seus direitos necessitam ser assegurados, dando liberdade a moça a participar da competição de atletismo na categoria feminina. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |