A produção espanhola da Netflix “as telefonistas”, (Sem vírgula) retrata a história de mulheres na década de 1930, que procuram a independência (Vírgula) mas enfrentam problemas com a desigualdade de gênero. Fora da ficção a realidade das mulheres não é diferente, visto que até hoje atletas que se destacam precisam passar por “testes de feminilidade” para provar seu sexo, uma situação degradante que causa humilhação e abalos psíquicos, pela forma humilhante de como são realizados os exames, e como são tratadas as atletas que possuem uma fisiologia diferente. (Apresente a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, deve-se destacar o tratamento diferenciado dispensado a atletas femininas e masculinos. Pode-se mencionar o fato de que, desde a década de 60 (Vírgula) mulheres que se aproximavam do desempenho dos homens em competições, eram obrigadas a passar por exames completamente despidas, com apalpações para mostrarem não serem homens vestidos de mulher, situação vexatória que não é experimentada por homens, que são vistos como verdadeiros gênios ao se destacarem em suas modalidades. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator existente, (Sem vírgula) são as medidas impostas pelas federações dos esportes as atletas que não se encaixam nos padrões de feminilidade. Assim, atletas que nascem com o corpo diferente de como é definido “ser mulher “ pelas autoridades de esportes, precisam se submeter ao uso de medicações para se “normalizar” ou serão excluídas do mundo esportivo, acarretando prejuízos ao psicológico de quem precisa ter seu identidade biológica alterada para se encaixar em um padrão. Dessa forma, nota-se evidente a violência velada a que as mulheres estão expostas. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em decorrência dos fatos mencionados, faz-se necessário, (Sem vírgula) que as autoridades esportivas adotem se adequem aos diversos tipos de mulheres que existem, por meio do estímulo a práticas que enaltecem as diversidades, como por exemplo a criação de categorias diferenciadas entre as atletas, bem como promover assistência psicológica as mulheres que sujeitaram situações humilhantes, a fim de que seja mitigado a adoção desse tipo de ação. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte limitado do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |