A Declaração Universal dos Direitos Humanos, (Sem vírgula) assegura em seu primeiro artigo que todos os homens e mulheres nascem livres e iguais em dignidade e direito. Entretanto o que é imposto não é respeitado, situação que é exemplificado pelo fato humilhante em que uma atleta profissional de atletismo foi obrigada pela Federação Internacional de Atletismo a, (Sem vírgula) além de provar sua feminilidade com exames, teve de fazer uso de medicação para suprir seu quadro hormonal biológico. Tal situação repugnante se dá pela falta de respeito aos traços biológicos individuais de cada ser humano por parte das federações desportivas, e a rigorosa definição que é imposta ao seres do sexo feminino, toda essa situação carece de soluções práticas e eficazes. (Muito bem. Formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar a Federação Internacional de Atletismo não levou em consideração a individualidade genética de cada atleta ao impor uma conduta desrespeitosa ao organismo da competidora Caster Semenya, nos exames de sangue constaram testosterona, hormônio masculino, acima dos níveis das demais competidoras, alegando assim a federação vantagem de Semenya, a mesma foi submetida a medicações para atenuar essa disfunção hormonal (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante desse contexto, o que a feminista Linda Nochlin, (Sem vírgula) defendia ao dizer que não existiram grandes mulheres artistas por causa do contexto social no qual as mulheres se encontravam se torna de uma forma preocupante, representado.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vivemos numa sociedade em que os padrões e definições do que é pertencer ao sexo feminino, muito severos e inflexíveis, regidos por padrões limitantes á a classe. Segundo a feminista Judith Butler, manter a sociedade presa as mesmas definições sem mudanças nos evidência que nosso elo ao patriarcado não foi rompido, para Butler todas as expressões de gênero e sexualidade são socialmente construídas, logo, podem mudar ao longo do tempo. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto para que a sociedade se desprenda dessas limitantes e alcance maior igualdade entre homens e mulheres é necessário que uma parceria entre as federações desportivas m, em parceria com as ONGs (Boa. Apresentou o agente) de defesa do movimento feminista, criem campanhas gratuitas publicadas nas redes sociais de cada nação. Tal ato publicitário teria por objetivo expandir os horizontes da população sobre os direitos de igualdade entre todas as orientações sexuais, e incentivar ao respeito pelas características biológicas individuais, tanto entre atletas como da população comum em geral. Mediante ações em prol da expansão do conhecimento da sociedade, será possível viver o que prega a Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu primeiro artigo.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |