O esporte é uma ferramenta de liberdade, e traz consigo uma grande bagagem histórica. Ao longo do desenvolvimento da humanidade, percebemos que as práticas esportivas caminham lado a lado conosco, se desenvolvendo e evoluindo paralelamente as nossas mudanças; como o exemplo claro dos Jogos Olímpicos da Grécia, que depois de interrupções e modificações, ganhou a modalidade paralímpica, ou seja, passou a ser uma ferramenta de inclusão, que deu aos atletas com alguma deficiência ( seja visual, de locomoção, etc. ) uma nova maneira de competir, sendo eles mesmos. Quando pensamos em casos como o da atleta Caster Semenya, banida de competições esportivas femininas por apresentar níveis do hormônio masculino testosterona em número maior que o permitido ( devido a uma condição natural), notamos que o "papel" das modalidades atléticas passa de inclusivo para segregacionista; afinal, isso a torna "menos mulher"? (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Em geral, ainda existem muitos "tabus" no mundo esportivo, porém o citado acima e todo o movimento gerado pela situação ( Let Her Run ) são notórios exemplos dessa discriminação (Melhore a apresentação dessa discussão). Segundo a ciência, um ser vivo tem sua sexualidade definida através de seu orgão reprodutor, o que do ponto de vista da liberdade de gênero, se define em como o indivíduo se sente ( mulher, homem, bissexual ); Semenya se encaixa nas duas definições. (Reestruture essa discussão) Se partirmos para a questão hormonal da atleta, - que foi o motivo dos debates acerca do assunto e desencadeou o retorno do movimento "Let Her Run" - é necessário concordar que a produção demasiada do testosterona previlegia a esportista, porém, tendo em vista que todos os seres humanos têm diferenças físicas, de desenvolvimento, inclusive hormonais, teremos sempre uma variação dessa produção; então existirão previlégios mesmo entre as atletas com níveis padrões do hormônio masculino, o que torna o caso de Caster sem justificativas. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Enfim, é dever dos órgãos esportivos (Muito bem. Apresentou o agente) promover a inclusão justa de qualquer competidor, (Sem vírgula) através da modificação de regras e padrões, para que atletas como Semenya não sofram com a pressão de não serem tratados como realmente são; já que ninguém questiona nossa identidade, não há porquê questionar nosso gênero, (Ponto final)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |