Recentemente, a Federação Internacional de Atletismo delimitou, independente de ser genético, a quantia de testosterona presente naquelas dispostas a concorrer na categoria feminina. Por conseguinte, ao fazer essa limitação, desconsiderou as escolhas como parte da formação do indivíduo e rejeitou a concepção de gênero enquanto construção social. Dessa forma, ignora o poder da mulher de afirmar-se como tal. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Dentro dessa perspectiva, vale salientar que o ser-humano ser humano carrega a capacidade de tomar decisões. Pondo essa questão em foco, o filósofo Jean-Paul Sartre criou o Existencialismo, no qual a liberdade caracteriza-se como um fado. Nesse aspecto, cada situação expressa opções e a apreciação delas apresenta uma consequência. Dessa maneira, o sujeito tem o direito e dever de moldar-se. No entanto, diante de uma decisão judicial, a autonomia de autodeterminar-se foi alienada das corredoras. (Melhore a apresentação do seu argumento)
(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, gênero vincula-se a uma definição biológica e, em decorrência disso, aprisionasse o conceito de feminino. Porém, como aponta a filósofa Simone de Beauvoir: “Não se nasce mulher, torna-se mulher”. Ou seja, a binaridade é uma edificação social e, sendo assim, o ser tem o poder de identificar-se como mulher, de acordo com a sua trajetória individual, sem a apresentação de provas. (Abordagem limitada. Explore o argumento com mais clareza e mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessária a tomada de medidas para mitigar a problemática. Desse modo, deve-se abrandar a definição de binariedade nos esportes. Somado a isso, Ongs - responsáveis por organizar lutas sociais - (Boa. Apresenta e faz o detalhamento do agente) devem pressionar as instituições mundiais a flexibilizar as concepções de gênero, através de manifestações, palestras coletivas e panfletagem, por exemplo, a fim de desconstruir as visões antiquadas sobre o ser feminino. Desse jeito, os indivíduos irão poder reaver a liberdade de autoafirmação enquanto mulheres. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |