A qualidade natural sendo discriminada - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 03/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Durante a Grécia Antiga, a Olimpíada era uma competição entre os guerreiros, com o objetivo de promover a paz e a amizade entre os inimigos. As mulheres eram impedidas de participar das competições, pois não participavam da guerra. Hoje, em uma Era Moderna, depois de muitas lutas foram aceitas, mas estão sendo banidas por algo natural do corpo humano, uma disfunção hormonal da testosterona, colocando à prova o seu gênero. Nessa perspectiva, é urgente levar em consideração que a atleta não se dopou e sobre as regras as quais colocam que, (Sem vírgula) o atleta com excesso hormonal deve fazer uso de medicamentos. (Não formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Em tempos antigos, não se levavam em consideração a quantidade de hormônio produzido por competidoras do atletismo, mas era feito o teste em tocar nas partes íntimas das mulheres, hoje o método mudou para teste hormonal, mas com a mesma finalidade, provar que é mulher. A Federação Internacional de Atletismo, (Sem vírgula) coloca que a atleta com quantidade acima do permitido de testosterona, (Sem vírgula) não seria representativa da classe das mulheres em geral, fazendo com que isso gere uma ação discriminatória e podendo acarretar em danos psicológicos a competidora. (Explore mais a discussão apresentada)

(Melhore a estratégia coesiva) O doping é quando um atleta faz o uso de substâncias que podem alterar o corpo frente a um estimulo. A esportista fazendo o uso de medicamentos que diminuam a testosterona, (Sem vírgula) remete ao doping positivo, pois altera o resultado da competição e faz com que a sua qualidade natural seja diminuída, mas a IAA não considera isso. Somente coloca que para poder participar, a desportista devera estar dentro da regra de que sua testosterona deve ser menor que cinco nmol/L. (Abordagem limitada. Explore mais a discussão desse parágrafo)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se (Vírgula) então, que é necessário incentivar as mulheres ao esporte e que a Federação Internacional de Atletismo, não deveria fazer o uso de testes abusivos em mulheres, tendo em vista o quão radical, humilhante e preconceituoso se torna o uso dele quando se trata de algo normal do corpo feminino. Deixa a mulher ser mulher, deixa ela correr. (Não apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de apresentar a proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200