Garantam o direito de Semenya! - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 03/10/2020

Status:

Corrigida
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A Declaração Universal dos Direitos Humanos(DUDH) assegura em seu Artigo 1° que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. No entanto, o que é proposto pelo documento não é respeitado, uma vez que uma mulher tem que provar que realmente é uma mulher e desencadeia o movimento “Let Her Run” (Deixa Ela Correr). Sendo assim, o rígido conceito de feminilidade e a falta de aceitação das condições biológicas, (Sem vírgula) configuram-se como as causas latentes da questão, à medida que implicam em uma resolução. (Boa. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é válido salientar que a marcante distinção entre o que é feminino e masculino, (Sem vírgula) contribui para a perpetuação da problemática. Conforme a feminista Simone de Beauvoir: “Não se nasce mulher, torna-se mulher”. Nesse sentido, a defensora da liberdade de escolha do sexo feminino, (Sem vírgula) afirma que a antiquada idealização de que “a mulher nasceu para cozinhar, lavar, passar e ser mãe” é inaceitável e sim, as mulheres podem edificar-se como quiserem, por exemplo, sendo atletas (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, a corredora sul-africana Caster Semenya, motivo do levante “Let Her Run”, após ser vítima da injustiça punição por apresentar uma disfunção hormonal de testosterona, foi julgada como incapaz de representar as mulheres e, por isso, modificar tal cenário é crucial.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é relevante ressaltar que, em virtude da carência de respeito às características inatas, o negativo quadro atual persiste. De acordo com a revista BBC, a Federação Internacional do Atletismo impõe que as atletas tenham níveis de testosterona abaixo de cinco nanomol por litro para que estejam dentro dos padrões. Nesse contexto, a minoria que nasce com o Transtorno do Desenvolvimento Sexual – produção espontânea de hormônio em excesso -, sofre como a discriminação dentro das competições esportivas, sendo forçada a tomar inibidores de testosterona. Logo, a humilhante política desportiva pela qual Semenya foi submetida para voltar às pistas, (Sem vírgula) mostra-se essencial ser superada à nível mundial. (Explore mais o argumento apresentado)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Dessa forma, cabe à Assembleia Geral das Nações Unidas (Boa. Apresentou o agente) reunir os quase 200 países para discutirem e renovarem o regulamento de exames antidoping nos esportes femininos. Tal ação deverá acontecer por meio da Federação Internacional de Atletismo, de modo que será firmado o direito de participação de atletas com disfunção de testosterona. A fim dessa medida evitar punições desmerecidas dentro do cenário do desportivo para mulheres, bem como concretizar o propósito da Declaração Universal. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200