O homem precisa provar que é homem? - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 02/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A discriminação da mulher sempre foi um problema, no Brasil e no mundo. Sobretudo na área do esporte, qual a visibilidade é em grande maioria direcionada aos homens  (Melhore a construção dessa ideia), que não precisam passar por situações onde sejam obrigados a provarem ser homens. Assim, sendo necessário contestar: Uma mulher tem que provar que é realmente mulher? (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Não é atual tal discriminação com as mulheres. Na antiguidade, certas atividades pertenciam aos homens e outras tarefas ficavam por conta das mães e/ou esposas. Essa divisão teve início junto ás primeiras civilizações, quando homens saíam para caçar e prover o alimento, e as mulheres ficavam encarregadas de cuidar das crianças e dos afazeres domésticos. Esse padrão, originário de uma separação de deveres, reflete ainda nos problemas atuais. Um exemplo é a injustiça com as atletas, que decorrente de níveis de testosterona a mais que a maioria das mulheres, foram coibidas de praticar a corrida de 800m na categoria feminina, a não ser que usem medicamentos para reduzir certa quantidade desse hormônio, o que é inconcebível, além de inibir suas habilidades trás  traz inúmeros efeitos colaterais ao organismo feminino. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) É inadmissível que a mulher tenha que passar por tal constrangimento em razão de sua genética. Ademais é notável que os homens são tratados de forma diferente, mesmo com níveis de testosterona acima do normal, eles podem correr normalmente, destacando outra vez a desigualdade presente no âmbito esportivo. Contrariando o artigo listado na Constituição da República da África do Sul de 1996, que assegura direitos iguais e proíbe discriminações diretas ou indiretas (pelo Estado e por pessoas em geral) baseadas em critérios de gênero. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Muitas são as conquistas nesta longa luta pelos direitos iguais, porém ainda há muito o que fazer. Cabe à escola (Boa. Apresentou o agente) que ressalte em seu ensino, a desconstrução de estereótipos. E ao Estado propor e aplicar medidas mais severas em relação a desigualdade de gênero, além de monitorar com mais afinco casos como o das atletas, para que essas possam participar de corridas de modo natural, sem a infame exigência de precisarem provar ser realmente mulheres. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200