Até quando isso? - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 02/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A série "Riverdale", exibida pela Netflix, retrata, de forma indireta, algumas das mazelas sociais, como corrupção, assasinato e desigualdade social, que afetam e tiram a paz a população da tranquila cidade de Riverdale. Fora da ficção, percebe-se um contexto semelhante ao da série, visto que o fato de que uma mulher precise provar que realmente é uma mulher também representa um empecilho de grandes proporções que necessita de solução. Assim, faz- imperioso mencionar as duas principais causas da problemática: A omissão social e a negligência governamental. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a inércia social mostra-se como um dos obstáculos para a resolução do problema. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Nesse sentido, nota-se que a questão da comprovação do sexo é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, (Sem vírgula) se as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante, complacente e que não busca a solução dos impasses brasileros, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa. Nesse contexto, constata-se que esse panorama deve tem que ser revertido. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a má influência da mídia se configura como outro fator que contribue para que esse contratempo perdure no Brasil. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é incontestável que medidas devem ser tomadas. Para tanto, a sociedade, definida como um conjunto de indivíduos que vivem em equilíbrio, (Muito bem. Apresentou o agente) deve promover uma série de mobilizações pacíficas e organizadas, que deverão ocorrer, primordialmente, nos grandes centros urbanos, sendo divulgadas por meio de uma parceria com os canais midiáticos, para que a situação possa ser amenizada e que as mulheres não precisem mais passar por essa situação. Dessa maneira, o povo brasileiro conseguirá solucionar algumas das mazelas da sociedade descritas em "Riverdale" e tornar o Brasil um país melhor. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200