Um movimento iniciado na internet, o "Let Her Run", discutia a questão do preconceito do corpo da mulher no esporte, o qual é condenado por seus aspectos biológicos peculiares. Dessa forma, constitui-se uma visão pejorativa sobre corpo feminino que não se encaixa no padrão aceito pelo mundo do esporte, reprovando competidoras que não possui característica comum. Nesse sentido, é válido ressaltar os exames abusivos submetido às mulheres e a discriminação desse gênero no esporte. (Muito bem. Formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, cabe mencionar a dificuldade da mulher em passar por procedimento abusivo para comprovar se realmente é mulher. Assim, no filme "nudes parades", (Sem vírgula) retrata a humilhação das competidoras ao serem submetidas ao exame de comprovação do sexo, mostrando a difícil realidade da mulher no esporte. Neste viés, a vulnerabilidade exposto o corpo feminino (Melhore a construção dessa ideia) evidencia a conduta excludente do âmbito esportivo. De fato, é inadmissível a negligência e o desamparo dado às mulheres, uma vez que tal exame constrangedor impacta em seu aspecto físico e emocional. (Explore mais o seu argumento)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator a destacar é a discriminação legitimada sobre o sexo feminino. Nessa perspectiva, o esporte - que visa a inclusão social da diversidade e das diferenças na sociedade - auxilia na manutenção e perpetuação do preconceito sobre o corpo da mulher. Com efeito, tal prática lastimável que sujeitam as competidoras a comprovar seu sexo não é submetido os homens que também competem, reforçando, assim, a conduta discriminatória do esporte em relação ao gênero feminino (Reveja essa discusssão). Desse modo, a atleta Caster Semeya foi excluída e banida das competições por apresentar maior nível de testosterona do que o aceito, promovendo, diante disso, destaque a essa chaga social excludente que fragiliza as competidoras.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, tal conduta reprovável do esporte é de emergente resolução no contexto social. Sendo assim, a instituição esportiva - responsável pela administração e representação do esporte - (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deve tomar medidas para acabar com discriminação, por meio de debates e projetos de inclusão de gênero, além de pedir fim dos exames abusivos de comprovação do sexo. Espera-se, com isso, o respeito a integridade das competidoras e igualdade de tratamento no esporte. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando uma argumentação superficial. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |