"Let her run": Uma mulher tem que provar que é realmente mulher? - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 01/10/2020

Status:

Corrigida
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Segundo a associação Internacional de Federações de Atletismo(IAAF), uma atleta, seja ela trans ou não, deve possuir seu nível de testosterona inferior a cinco nanomols por litro de sangue. Contudo, o grande crescimento no ramo do atletismo trouxe diversas atletas com uma quantidade de testosterona maior que a tolerável pela IAAF. Nesse sentido, a IAAF vem aplicando em suas atletas os exames de forma rígida para detectar o nível de testosterona presente no sangue. Sob tal ótica, esse cenário desrespeita princípios importantes da vida social dessas atletas. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar é importante destacar que, (Sem vírgula) uma mulher produz testosterona de forma natural. Devido à alguma alteração genética, as mesmas podem vir a produzir testosterona de forma acelerada, ultrapassando os limites aceitos até pelo próprio organismo. Porém esse problema pode ser contido com o uso regular de medicamentos apropriados. (Desenvolvimento limitado da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, vale salientar que muitas vezes essas mulheres não possuem conhecimento sobre seus altos níveis de testosterona em seus organismos, uma vez que as mesmas não tenham se apropriado de meios desonestos para aumentar esse hormônio e garantir a vitória em jogos. (Desenvolvimento limitado da discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se portanto que uma medida seja tomada para mitigar esse impasse. O governo (Boa. Apresentou o agente), por meio de seus representantes, deve realizar campanhas sociais que conscientize o público feminino sobre como controlar seus altos níveis de testosterona no sangue, a fim de extinguir esses conflitos sociais. Espera-se com isso que esse problema seja de uma vez por todas extinto. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas. Evite um recorte limitado do tema ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200