Copa do Mundo 2022: temas sobre a competição e o Catar que podem cair no Enem e vestibulares

O Brasil Escola conversou com professores sobre os possíveis temas relacionados ao Catar e à Copa do Mundo 2022 que podem cair no Enem e vestibulares.
Em 07/11/2022 17h12 , atualizado em 07/11/2022 17h36 Por Lucas Afonso

A Copa do Mundo 2022 contará com a participação de 32 seleções de futebol do mundo todo. [1]
A Copa do Mundo 2022 contará com a participação de 32 seleções de futebol do mundo todo. [1]
Crédito da Imagem: Sergio V S Rangel / Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Copa do Mundo de 2022 e o Catar, país-sede da competição, podem ser temas cobrados em provas de vestibulares e no Enem.

A competição será realizada entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. Essa será a primeira vez que um país do Oriente Médio irá sediar este que é um dos maiores eventos do mundo. 

O Brasil Escola conversou com professores do Poliedro Curso sobre possíveis temas e assuntos relacionados ao Catar e à Copa que podem cobrados nas provas de ingresso ao ensino superior.

Leia mais: A história do futebol

Temas sobre o Catar e Copa do Mundo que podem cair em vestibulares e no Enem

De acordo com Daniel Pereira, professor de Atualidades do Poliedro Curso, é comum que em anos de Copa do Mundo algo relacionado ao evento esportivo esteja presente em vestibulares.

Os assuntos abordados podem ir além do país que está sediando e da competição em si. Por exemplo, ele menciona uma questão que abordou a origem étnica da seleção francesa de futebol, que foi a campeã da Copa do Mundo 2018, disputada na Rússia. 

Questão da UFPR
Questão do vestibular da UFPR.
Crédito: Divulgação

Confira a lista de temas que o professor Daniel Pereira destacou:

1) Primeira Copa no Oriente Médio

Essa será a primeira vez que uma Copa do Mundo é realizada no Oriente Médio. A edição do Catar será a mais cara de todas as competições da história.

2) Partida entre Estados Unidos e Irã na fase de grupos

A partida entre os Estados Unidos e Irã durante a fase de grupos da Copa deste ano pode gerar questões sobre as relações de conflito entre os dois países.

2) Homossexualidade

No Catar, a homossexualidade é considerada crime. A organização da Copa já comunicou que turistas homossexuais serão bem recebidos, mas manifestações públicas devem ser evitadas.

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) disse que bandeiras LGBTs (sigla que se refere à comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e outras identidades/orientações) serão aceitas nos estádios.

3) Características gerais do Catar

É interessante, na perspectiva de Daniel, que os estudantes saibam um resumo das características gerais do país como: regime de governo, maioria étnica, maioria religiosa (árabes, mulçumanos sunitas) entre outros aspectos. 

Vista aérea de Doha, no Catar
Ilha The Pearl, localizada em Doha, capital do Catar. 
Crédito: Shutterstock

4) Gás natural

O Catar é um grande produtor de gás natural no mundo. Daniel evidencia a utilização do gás como fonte de energia

Confira também: O gás natural é uma fonte de energia renovável?

5) Relação com o Irã

O país-sede da Copa do Mundo deste ano é um dos poucos países árabes sunitas do Oriente Médio que tem uma boa relação com o Irã, pontua Daniel. Houve um rompimento entre o Catar e a Árabia Saudita, em 2017, devido a essa boa relação. 

6) Projeção internacional do Catar

O Catar vem buscando se projetar no cenário internacional, afirma o professor. Entre as ações, ele destaca a participação da intervenção militar na Líbia, em 2011, e na Crise do Egito pós Primavera Árabe

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

7) Deserto e clima

É possível que as provas tenham questões sobre clima do Catar, como também à geografia física do país. Foi devido ao tempo que o calendário da Copa do Mundo foi alterado nesta edição, já que durante julho, mês em que geralmente ocorre a competição, o calor por lá é muito intenso.

8) Times classificados para a Copa

Saber quais são os países participantes da Copa do Mundo 2022 pode ser interessante, uma vez que poderá haver questões que mencionem países que estejam entre as 32 seleções da competição. 

Os temas podem ser cobrados em diversas disciplinas, de diferentes áreas do conhecimento. Confira uma questão do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de 2019, sobre o composto polímero em referência à presença dele nos uniformes e na bola de futebol.

Questão sobre polímeros no Vestibular da UFPR de 2019.
Crédito: Divulgação

Formação árabe

O professor Guilherme de Franco, responsável pelas disciplinas de Filosofia, Sociologia e História do Poliedro Curso, ressalta a importância que o Catar representa para o mundo árabe

De acordo com Guilherme, o processo da formação do mundo árabe é uma temática relevante a ser abordada em questões de vestibulares. Ele destaca também as interações entre Ocidente e Oriente para além das guerras e dos conflitos.

Pessoas transitando em cidade do Catar
Pessoas transitando na Corniche de Doha. [2]

Segundo o professor, essa relação é muito complexa e envolve troca cultural, rota de comércio, influência grande no Renascimento Cultural devido à herança grecoromana muito bem preservada pelos árabes. 

No processo de preparação para as provas, resolver questões anteriores sobre a temática pode contribuir nos estudos, pontua Guilherme. 

O educador cita que os vestibulares da Univesidade Estadual Paulista (Unesp), Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) da Universidade de São Paulo (USP) e Univesidade Estadual de Campinas (Unicamp) podem cobrar questões sobre esse enfoque. 

Saiba mais: Qual a diferença entre árabes e mulçumanos?

 

Créditos das imagens:

[1] Sergio V S Rangel / Shutterstock

[2] Philip Lange / Shutterstock