Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi criada por meio do decreto 3.858, assinado no governo de Juscelino Kubitschek. Posteriormente ocorreu a federalização da mesma. Em 2012, foi criado o Campus de Governador Valadares, o primeiro fora de Juiz de Fora. Atualmente a UFJF é uma das melhores universidades públicas do Brasil, atendendo cerca de 20 mil alunos.
Campus Universitário: Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário, Bairro São Pedro - Juiz de Fora/MG. Telefone: (32) 2102-3800.
Campus Avançado de Governador Valadares: em construção (a sede provisória está no Centro da cidade).
Cursos Ministrados
Juiz de Fora: Administração; Artes Visuais; Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas; Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design; Arquitetura e Urbanismo; Bacharelado em Música; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciência da Computação; Ciências Econômicas; Ciências Exatas; Ciências Sociais; Cinema e Audiovisual; Design; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia Computacional; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Elétrica em Robótica e Automação Industrial; Engenharia Mecânica; Engenharia Sanitária e Ambiental; Estatística; Farmácia; Filosofia; Física; Fisioterapia; Geografia; História; Jornalismo; Letras; Matemática; Medicina; Moda; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Psicologia; Química; Serviço Social; Sistemas de Informação; Turismo.
Governador Valadares: Administração; Ciências Contábeis; Direito; Economia; Educação Física; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Odontologia.
Ensino a Distância
Administração Pública e licenciaturas em Computação, Educação Física, Física, Matemática, Química e Pedagogia.
Site: www.nead.ufjf.br
Vestibular
Em novembro de 2011 a UFJF decidiu acabar com o vestibular tradicional. A partir de 2012 a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) corresponde a seleção de 70% das vagas oferecidas pela universidade, enquanto a seleção dos 30% restantes é feita pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O ingresso via Enem é feito através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Avaliação Seriada
Possui o Programa de Ingresso Seletivo Misto, o PISM, de maneira seriada, no decorrer das séries do ensino médio. Do total de vagas, 30% são disputadas pelos candidatos ao PISM - Mídulo III e 70% pelos candidatos que fizeram o último Enem.
Cotas
A UFJF cumpre a Lei de Cotas, que determina que 50% das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação sejam reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Essa divisão vale para a seleção via SiSU e para o Pism.
Site
www.ufjf.br