Unesp abre período para reopção de curso do Vestibular 2022
Solicitações terminam às 23h59 de segunda-feira, 14 de fevereiro. Chamadas começam no dia 15 seguinte.
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriu na tarde desta sexta-feira, 11 de fevereiro, o período para reopção de cursos do Vestibular 2022. O prazo acaba na segunda-feira (14), às 23h59.
Veja os cursos com vagas disponíveis
A reopção é voltada para os cursos que ainda têm vagas após o preenchimento dos candidatos em lista de espera. A relação das graduações com oportunidades disponíveis pode ser vista no site do Vestibular da Unesp.
Quem pode solicitar a reopção?
A reopção tem algumas regras para ser solicitada, veja:
-
Classificados em qualquer curso da respectiva área de conhecimento (Humanas, Biológicas ou Exatas), independente da modalidade de inscrição e que não estejam matriculados em escola de ensino superior.
-
Cursos com habilidades específicas só aceitarão candidatos que foram aprovados nas provas específicas.
-
Candidatos originalmente classificados para cursos com habilidades específicas que fizerem a reopção para graduação que não tenha a prova como critério terão suas notas recalculadas.
-
Os candidatos que declararem interesse por reopção serão automaticamente excluídos da lista de espera do curso para os quais foram classificados inicialmente.
-
A convocação dos candidatos que declaração interesse pela reopção será feita nas chamadas subsequentes, conforme a quantidade de vagas remanescentes e a ordem de pontuação decrescente dos aprovados.
Chamadas
A Vunesp divulgou hoje a 4ª chamada do Vestibular 2022. As próximas serão realizadas em 15, 17, 21, 23 e 25 de fevereiro e no dia 3 de março.
A Unesp receberá também uma declaração de interesse por vagas remanescentes pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A previsão é de que as manifestações sejam recebidas de 17 a 21 de fevereiro.
Vestibular
O Vestibular da Unesp teve oferta de 7.690 vagas, sendo 50% para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), ou seja, oportunidades destinadas aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro do percentual de cotistas, 35% são para pretos, pardos e indígenas.
A Unesp aplicou duas etapas gerais no Vestibular 2022, sendo a primeira em 14 e 15 de novembro, enquanto a segunda foi realizada em 19 de dezembro.
A primeira fase foi composta por 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática.
A segunda etapa teve redação e 60 questões sobre Ciências da Natureza e Matemática, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.
Mais informações pelo site do Vestibular e no Manual do Candidato.