UFPA oferece vagas para indígenas e quilombolas em Vestibular Especial 2022
PSE oferece 788 vagas divididas igualmente entre candidatos indígenas e quilombolas.
Estão abertas a partir desta sexta-feira, 5 de novembro, as inscrições para o Processo Seletivo Especial (PSE) 2022 da Universidade Federal do Pará (UFPA). O vestibular oferece vagas para indígenas e quilombolas de baixa renda.
Os interessados podem ser inscrever até o dia 30 de novembro, pelo site do CEPs (Centro de Processos Seletivos). Não há taxa de inscrição.
No ato de inscrição, os candidatos devem comprovar seu pertencimento étnico na condição de indígena ou quilombola, residente ou não de sua comunidade.
Vagas
O processo seletivo oferece 788 vagas divididas igualmente entre candidatos indígenas e quilombolas, em 197 opções de cursos em 11 campi: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.
Provas
O PSE é formado por duas etapas: prova de redação no dia 9 de janeiro de 2022; entrevista entre os dias 2 e 5 de fevereiro. As provas serão realizadas nas seguintes cidades:
Indígenas: Altamira e Belém
Quilombolas: Abaetetuba, Belém, Castanhal, Cametá e Soure.
No dia 21 de janeiro, a UFPA divulgará as notas da prova de redação. Os candidatos com as melhores notas serão convocados para a entrevista, cujo resultado está previsto para 8 de fevereiro.
O resultado final do vestibular, com a lista de aprovados, está previsto para o dia 15 de fevereiro.
Mais informações no Edital do PSE 2022/1.