UFLA cria curso de Medicina e mais quatro de Engenharia

Cursos estão previstos para o segundo semestre de 2014 e seleção será pelo Enem.

Em 12/07/2013 17h52
Por Adriano Lesme

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) anunciou nesta sexta-feira, 12 de julho, a criação de cinco cursos: Medicina, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais. Os novos cursos terão início no segundo semestre de 2014.

Cada um dos quatro cursos de Engenharia oferecerão 80 vagas anuais, enquanto Medicina ofertará 60 vagas. Para ingressar nas primeiras turmas dos cursos é preciso fazer a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições já encerraram.

A implantação do curso de Medicina faz parte do programa “Mais Médicos para o Brasil”, que prevê a ampliação de 3.615 vagas em cursos de Medicina em universidades federais do País até 2017. A motivação para a criação dos cursos de Engenharia surgiu da carência de profissionais da área no Brasil.

Nos últimos nove anos, a UFLA saltou de 10 cursos ofertados em 2004, para 30 cursos em 2013, dos quais, 24 presenciais e seis na modalidade a distância. Juntos, esses cursos beneficiam cerca de nove mil estudantes. A universidade vai receber R$ 39 milhões do Governo Federal para infraestrutura e compra de equipamentos para os novos cursos.

Por Adriano Lesme