Por coronavírus, UFLA (MG) adia PAS 2020

Oferecimento:

Processo seletivo é responsável pelo preenchimento de 40% das vagas da universidade. Etapas estão previstas para 2021.

Em 03/06/2020 13h56
Por Giullya Franco
Crédito: Divulgação/UFLA

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, informou nesta semana que fará alterações no Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2020 em consequência da pandemia do coronavírus.

Conheça a UFLA

Entre as decisões da universidade, a realização da 2ª etapa do PAS 2020 deverá ser agendada para o primeiro semestre de 2021, mas as datas ainda não foram definidas. Além disso, a UFLA pretende reestruturar o processo seletivo para que possa atender à demanda da população regional e, também, para adaptar o PAS à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Veja como fica a situação dos estudantes no PAS:

  • Estudantes que realizaram a 1ª etapa em 2019 e que desejam se preparar para a 2ª etapa, mesmo sem haver ainda edital, podem se direcionar pelo conteúdo programático dos editais anteriores e a prova deve ser aplicada no primeiro semestre de 2021;
  • Estudantes que fariam a 1ª etapa do PAS este ano deverão fazê-la no final de 2021. No caso, quem está cursando o 1º ano do Ensino Médio em 2020 fará a prova juntamente com aqueles que cursarão o 1º ano em 2021;
  • Estudantes que estão no 1º ano e fizerem o PAS 1 em 2021 terão a oportunidade de realizar as provas das etapas 2 e 3 em 2022. Assim, mesmo com o intervalo de tempo da aplicação do PAS 1, o estudante não será prejudicado no processo.

As datas ainda não foram definidas e a UFLA deve informa-las assim que a comissão responsável tiver uma nova formatação para o PAS.

O PAS

A seletiva é aplicada em três etapas para os estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na universidade. Nos dois primeiros anos os estudantes devem fazer as provas aplicadas pela Ufla e no último ano a avaliação é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das vagas ofertadas pela universidade, 40% são reservadas aos estudantes que optam pela avaliação seriada.

Para mais informações acesse o Site da UFLA.