MEC anuncia desempenho das instituições de ensino superior em 2013
Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é calculado desde 2007. Notas variam de 1 a 5.
O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 18 de dezembro, os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referente ao ano de 2013.
O indicador, que é utilizado pelo órgão para avaliar as instituições de educação superior, é calculado anualmente com base na média dos três últimos Conceitos Preliminares de Cursos (CPC) e na média dos conceitos dos programas de pós-graduação.
Como saber se o curso é reconhecido pelo MEC?
A nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Índice de Diferença de Desempenho (IDD) também são considerados no cálculo, bem como as instalações e infraestrutura, recursos didáticos, percentual de doutores e de professores com tempo integral.
Vale ressaltar que a avaliação também pode ser utilizada pelos estudantes para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do país, já que sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado.
As notas variam de 1 a 5. As universidades e faculdades avaliadas com notas 1 ou 2 são sujeitas a acompanhamento do MEC e, possivelmente, algumas sanções. O IGC é calculado desde 2007 e os resultados deste ano serão disponibilizados no e-MEC, em breve.
Por Wanja Borges