Mais de três mil vagas de cursos superiores são suspensas pelo MEC

Graduações não conseguiram a pontuação suficiente no Conceito Preliminar de Curso.
Em 22/12/2014 12h30 , atualizado em 22/12/2014 13h42 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu na última sexta-feira, 19 de dezembro, 3.130 vagas em 27 cursos superiores. O motivo é que essas graduações obtiveram resultado insatisfatório pela segunda vez seguida no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Entre as instituições afetadas estão cinco universidades federais: Acre (UFAC) com o curso de Educação Física, Fluminense (UFF) com Serviço Social, Alagoas (UFAL) com Educação física, Pará (UFPA) com Agronomia, Rural da Amazônia (UFRA) com Zootecnia; e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), com Farmácia.

Sobre estas vagas suspensas, o ministro da educação, Henrique Paim, afirmou serem casos pontuais. Outros 53 cursos, que ofertam 2,4 mil vagas, também foram reincidentes, mas, segundo o MEC, já passavam por medidas de supervisão e punição. A lista completa de graduações pode ser consultada aqui.

Para corrigir o problema as instituições têm um ano para apresentar um protocolo de compromisso, que é um plano de melhoria. O CPC avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, organização didático-pedagógica e o corpo docente. Para ser satisfatório o curso tem de conseguir no mínimo 3 pontos, na escala que vai até 5.

No total, 80 cursos ofertados por instituições privadas também são excluídos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os alunos já matriculados não perdem os benefícios. As instituições também não podem utilizar o curso como referencial para adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Por Dayse Luan