Inscrição Fuvest 2024: veja como funciona o vestibular
Especialistas destacam que é interessante que o candidato conheça as particularidades do processo seletivo
A inscrição para o Vestibular 2024 da Fuvest começou no início da tarde de hoje, 17 de agosto. A seleção é uma das mais disputadas do Brasil, chegando a atrair mais de 114 mil candidatos de todos os estados.
O processo seletivo oferece mais de 8 mil vagas nesta edição. Os candidatos aprovados vão ingressar nos cursos ministrados na Universidade de São Paulo (USP).
As inscrições para a Fuvest 2024 podem ser feitas até o dia 6 de outubro. O valor da taxa é de R$ 191.
Como funciona o Vestibular da Fuvest?
O vestibular da Fuvest conta com duas fases, sendo a primeira com questões objetivas e a segunda com questões discursivas.
Os estudantes também devem fazer uma redação. O tema da produção textual de edição passada foi: "Refugiados ambientais e vulnerabilidade social”.
Veja abaixo detalhes sobre as provas da Fuvest:
1ª fase
- Local de prova: 3 de novembro
- Prova: 19 de novembro
Conteúdo: Os estudantes devem responder 90 questões objetivas de português, matemática, história, geografia, literatura, inglês, física, química e biologia.
Importante: Os participantes que tirarem menos de 30% da pontuação total da prova serão eliminados do processo seletivo.
2ª fase
- Local de prova: 1º de dezembro
- Provas: 17 e 18 de dezembro
Conteúdo:
- 1º dia: Prova com 10 questões abertas de Português e Redação;
- 2º dia: Prova com 12 questões abertas de duas a quatro disciplinas específicas.
As matérias do segundo dia são definidas de acordo com a escolha da carreira. A relação das disciplinas conforme as carreiras estão disponíveis no Guia de Carreiras.
Candidatos dos cursos de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas terão de passar por avaliação de Competências Específicas que será realizada entre os dias 3 e 6 de janeiro de 2024.
Estude as provas de vestibulares anteriores da Fuvest
Diferencial do vestibular da Fuvest
Especialistas em educação, como diretores, coordenadores e professores, destacam que, para se dar no vestibular da Fuvest, é interessante que o candidato conheça as particularidades do processo seletivo.
O vestibular da Fuvest tem um estilo único, diferente das provas do Enem, por exemplo. Enquanto as provas do vestibular são de disciplinas específicas do ensino médio, as do Enem são divididas em quatro áreas de conhecimento e na redação.
Outra característica do vestibular da Fuvest é que os candidatos precisam ter habilidades específicas, como, por exemplo, interpretação de recursos visuais (gráficos, tabelas, esquemas, imagens, charges e outros elementos interpretativos).
João Pitoscio Filho, coordenador do curso Etapa, avalia que o processo seletivo é organizado para abranger todas as carreiras da USP, desde as mais concorridas, como Medicina, até aquelas de menor procura e, consequentemente, com uma nota de corte menor.
“As bancas examinadoras do vestibular têm o cuidado de elaborar questões que permitam selecionar estudantes para todas as carreiras. Pode-se dizer que a prova da Fuvest tem nível médio de dificuldade” avalia.
João Pitoscio analisa que o perfil das provas elaboradas pela Fuvest passou por diversas mudanças ao longo do tempo. Atualmente, de acordo com o coordenador, as questões exigem dos estudantes uma boa dose de interpretação, mas sem deixar de lado os conhecimentos específicos de cada uma das disciplinas, que são indispensáveis para se chegar à resposta correta.
“De um modo geral, as questões da prova de vestibular da Fuvest são muito criativas e abrangem vários aspectos das disciplinas, desde questões do cotidiano, passando por inovações nas diversas áreas, além de questões interdisciplinares”
João Pitoscio
Confira como são as questões interdisciplinares
Como fazer a prova da Fuvest?
O coordenador do curso Etapa, João Pitoscio Filho, analisa que, na hora da prova da Fuvest, é normal que os estudantes fiquem agitados e ansiosos no início da resolução das questões.
"A dica é ler a primeira questão a ser resolvida com muita calma. Se necessário, deve-se reler a pergunta mais de uma vez para que a adrenalina abaixe e, assim, o estudante possa entrar no ritmo do exame. Ter uma boa estratégia de resolução das questões ajuda", recomenda.
Alguns estudantes preferem fazer a prova na ordem que as questões aparecem, outros resolvem o teste em uma sequência de matérias que é mais adequada às suas preferências. Mas isso só deve ser adotado se a tal sequência já tenha sido testada em simulados ao longo do ano.
"Uma dica valiosa é não perder tempo em questões do vestibular da Fuvest 2023 que apresentem uma dificuldade aparente maior. Nesses casos, o interessante é pular a questão e voltar a ela depois. Muitas vezes aquela resposta que não veio na hora aparece numa segunda leitura da questão tempos depois. Então, resolver as questões mais simples e rápidas ajuda muito, principalmente no controle do tempo de prova".
Jõao Pitoscio