Especial Fuvest 2023: confira como são provas e diferencial do Vestibular

No total, 114.432 inscritos farão provas da primeira fase no próximo domingo (4)
Em 01/12/2022 15h29 , atualizado em 01/12/2022 16h19 Por Silvia Tancredi

vestibular 2023 Fuvest
Vestibular 2023 da Fuvest começa no próximo domingo (4)
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Vestibular 2023 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), considerado o maior do Brasil, começa no próximo domingo, 4 de dezembro. O processo seletivo selecionará candidatos para estudar na Universidade de São Paulo (USP). 

Nesta edição, 114.432 inscritos disputam as 8.230 vagas oferecidas pela USP. A carreira de Medicina, ministrada em São Paulo capital, é o curso mais procurado, com 118 candidatos por vaga.

Como é o vestibular da Fuvest?

O vestibular da Fuvest conta com duas fases, sendo a primeira com questões objetivas de conhecimentos gerais e a segunda com redação e questões discursivas de português e de disciplinas específicas conforme o curso de escolha.

=>1ª fase: 90 questões objetivas de português, matemática, história, geografia, literatura, inglês, física, química e biologia. 

Márcio Guedes, coordenador pedagógico do Poliedro Curso, destaca que a primeira fase do vestibular da Fuvest costuma ser conteudista e exige do candidato atenção, base teórica e raciocínio lógico.

“É interessante que o aluno saiba como são as características das questões objetivas da 1ª fase do vestibular da Fuvest. O estudante deve ver o estilo do exame e os conteúdos mais cobrados para realizar uma boa prova”, recomenda Márcio. 

Veja as provas anteriores da Fuvest

O coordenador do curso reforça ainda a importância da gestão de tempo na primeira fase do vestibular da Fuvest, pois os candidatos têm apenas cinco horas para responder todas as questões e ainda preencher o cartão de respostas. 

Márcio Guedes, coordenador pedagógico do Poliedro Curso

Particularidade do vestibular da Fuvest

O vestibular da Fuvest tem um estilo único, diferente das provas do Enem, por exemplo. Enquanto as provas do vestibular são de disciplinas específicas do ensino médio, as do Enem são divididas em quatro áreas de conhecimento e na redação. 

O coordenador do curso Etapa, João Pitoscio Filho, avalia que o processo seletivo é organizado para abranger todas as carreiras da USP, desde as mais concorridas, como Medicina, até aquelas de menor procura e, consequentemente, com uma nota de corte menor.

“As bancas examinadoras do vestibular têm o cuidado de elaborar questões que permitam selecionar estudantes para todas as carreiras. Pode-se dizer que a prova da Fuvest tem nível médio de dificuldade” avalia. 

João Pitoscio Filho, coordenador do curso Etapa

João Pitoscio analisa que o perfil das provas elaboradas pela Fuvest passou por diversas mudanças ao longo do tempo. Atualmente, de acordo com o coordenador, as questões exigem dos estudantes uma boa dose de interpretação, mas sem deixar de lado os conhecimentos específicos de cada uma das disciplinas, que são indispensáveis para se chegar à resposta correta.

“De um modo geral, as questões da prova de vestibular da Fuvest são muito criativas e abrangem vários aspectos das disciplinas, desde questões do cotidiano, passando por inovações nas diversas áreas, além de questões interdisciplinares”,  explica o coordenador João Pitoscio.

Saiba mais sobre questões interdisciplinares

Anderson Rodrigues, diretor pedagógico do colégio e curso Oficina do Estudante de Campinas (SP), lembra ainda que as provas da Fuvest trabalham outras habilidades do concorrente, como interpretação de recursos visuais (gráficos, tabelas, esquemas, imagens, charges e outros elementos interpretativos).

"O candidato deve esperar que a prova do vestibular 2023 da Fuvest seja exigente e envolva os mais diversos conteúdos de cada uma das disciplinas, apresentando questões de nível fácil, médio e difícil", comenta o diretor pedagógico do Oficina do Estudante.

Anderson Rodrigues, diretor pedagógico do colégio e curso Oficina do Estudante de Campinas (SP)

Como fazer a prova da Fuvest?

O coordenador do curso Etapa, João Pitoscio Filho, analisa que, na hora da prova da Fuvest 2023, é normal que os estudantes fiquem agitados e ansiosos no início da resolução das questões.

"A  dica é ler a primeira questão a ser resolvida com muita calma. Se necessário, deve-se reler a pergunta mais de uma vez para que a adrenalina abaixe e, assim, o estudante possa entrar no ritmo do exame. Ter uma boa estratégia de resolução das questões ajuda", recomenda.

Alguns estudantes preferem fazer a prova na ordem que as questões aparecem, outros resolvem o teste em uma sequência de matérias que é mais adequada às suas preferências. Mas isso só deve ser adotado se a tal sequência já tenha sido testada em simulados ao longo do ano.

"Uma dica valiosa é não perder tempo em questões do vestibular da Fuvest 2023 que apresentem uma dificuldade aparente maior. Nesses casos, o interessante é pular a questão e voltar a ela depois. Muitas vezes aquela resposta que não veio na hora aparece numa segunda leitura da questão tempos depois. Então, resolver as questões mais simples e rápidas ajuda muito, principalmente no controle do tempo de prova", avisa o coordenador.

O que cai no vestibular da Fuvest

Professores do ensino médio listam os temas que mais caíram as provas da primeira fase do Vestibular da Fuvest dos últimos seis anos:

Biologia

Queimada é um problema ambiental
  1. Ecologia: Fitogeografia Brasileira, Ciclos Biogeoquímicos, Fatores Ecológicos, Fluxos de Energia e Matéria, Populações apareceram nas primeiras fases da Fuvest, mas com baixa incidência. Já Poluição e Preservação Ambiental têm uma incidência maior.

  2. Genética: Cromossomos sexuais, Genética molecular, Mutações e Engenharia Genética são os assuntos mais cobrados nos últimos anos na Fuvest. Também encontramos questões sobre Lei da Segregação e Interações Gênicas.

  3. Fisiologia Animal e Humana: Circulação, Respiração e Coordenação Endócrina tiveram maior destaque nos últimos anos da Fuvest. Outros tópicos como Sangue e Linfa, Reprodução Animal, Glândulas Anexas ao tubo Digestório, Excreção e Coordenação Nervosa andam aparecendo também, mas em menor escala.

  4. Citologia: Tópicos como Fisiologia Celular, Bioquímica Celular, Divisões Celulares e Membrana Plasmática têm maior chance de aparecer na primeira fase da Fuvest.

  5. Reino Animal: Pelo menos um dos Filos deve aparecer na primeira fase da Fuvest. Nos últimos anos, tivemos questões sobre Artrópodes, Asquelmintos, Protozoários, Cnidários, Platelmintos, mas o Filo dos Cordados teve maior incidência.

  6. Reino Vegetal: Fisiologia Geral apresentou quatro questões nos últimos seis anos de prova. Anatomia, Histologia Vegetal e Grupos Vegetais são outros temas que tendem a aparecer nas provas da Fuvest.

  7. Parasitologia: Infecções Bacterianas, Viroses, Verminoses e Protozoonoses são assuntos que o vestibular Fuvest deve cobrar, nem que seja apenas uma questão.

  8. Evolução, Histologia e Embriologia: apareceram, mas em menor escala, nos últimos seis anos do vestibular da primeira fase da Fuvest.

Física

Eletricidade cai nas provas de física da Fuvest
  1. Mecânica: Trabalho e Energia é o assunto mais cobrado de Mecânica no vestibular da Fuvest, considerando os últimos 6 anos. Outro tema com bastante incidência é a Cinemática, com destaque para o Movimento Circular Uniforme e Movimento Uniforme, seguida da Dinâmica, com questões sobre a dinâmica do movimento circular e 2ª Lei de Newton. Impulso, Quantidade de Movimento, Gravitação, Estática e Hidrostática são outros temas que podem aparecer com, pelo menos, uma questão no vestibular Fuvest.

  2. Eletricidade: A maior incidência está relacionada com a Eletrodinâmica, com exercícios sobre Potência Elétrica, Tensão e Corrente Elétrica, Circuitos e Primeira Lei de Ohm. Na Eletrostática, Trabalho da Força Elétrica e Eletrização são os assuntos que mais caíram nos últimos anos do vestibular.

  3. Termologia: Nos últimos seis anos da primeira fase da Fuvest, apareceram seis questões de Calorimetria, sendo que quatro delas envolviam a Quantidade de Calor Sensível. A termodinâmica também é corriqueira na Fuvest, principalmente questões sobre Transformações Gasosas e Trabalho de um Gás.

  4. Óptica Geométrica: Exercícios sobre Lentes Esféricas têm tido alta incidência nos últimos anos, porém cabe ressaltar a aparição da óptica geométrica com questões sobre refração, prismas e óptica da visão.

  5. Ondulatória: A Equação Fundamental da Ondulatória foi exigida dos candidatos em, aproximadamente, quatro questões nos últimos seis anos da primeira fase da Fuvest. Logo, existe uma boa chance de voltar a ser cobrada neste ano.

  6. Física Moderna, com questões sobre radioatividade e o Eletromagnetismo, com ênfase em exercícios sobre Fontes de Campo Magnético e Força Magnética costuma aparecer também na primeira fase da Fuvest, mas em menor escala.

Geografia

Globalização
  1. Geografia Física: Com uma boa quantidade de questões sobre Cartografia, Hidrografia, Vegetação, Relevo e Clima.

  2. Geografia Econômica: Globalização, Política Econômica, Fontes de Energia e Agropecuária tiveram alta incidência nos últimos 6 anos, porém também observamos os tópicos Transportes e Comunicações, Indústria e Comércio Exterior com menores incidências.

  3. Geopolítica: Sempre presente na primeira fase da Fuvest, nos últimos anos, tivemos a Geopolítica Mundial com maior ênfase, seguida de questões sobre o Oriente Médio e a África.

  4. Geografia Humana: Questões sobre População e Urbanização sempre estão presentes no vestibular da Fuvest.

  5. Questões Ambientais: Em menor escala, porém com, pelo menos, uma questão no vestibular da primeira fase da Fuvest nos últimos anos, tratando de temas como Atmosfera e Recursos Hídricos.

  6. Geografia Física: Várias questões sobre Clima, Relevo e Vegetação apareceram nos últimos anos da primeira fase da Fuvest. Hidrografia, Espaço Geográfico e Astronomia também estavam presentes, mas com menor incidência.

  7. Questões Ambientais: Assunto importante para Geografia Geral, mas a Fuvest costuma abordar mais este tema envolvendo Geografia do Brasil, através de questões sobre Preservação Ambiental e Biodiversidade, por exemplo.

  8. Geografia Humana: Assim como na Geografia Geral, exercícios envolvendo População e Urbanização estiveram presentes na Geografia do Brasil nos últimos anos da Fuvest.

  9. Regional: As regiões Sudeste e Norte foram as mais cobradas na primeira fase da Fuvest nos últimos seis anos. Foram encontradas também, em menor escala, questões sobre as regiões Centro-oeste e Nordeste.

  10. Geografia Econômica - questões envolvendo indústria e comércio exterior, tiveram baixa incidência nos últimos exames da Fuvest.

História

Segunda Guerra Mundial
  1. Mundo Moderno: Assuntos como Expansão Marítimo-Comercial, Renascimento e Revolução Industrial tiveram boa incidência nos últimos anos na Fuvest.

  2. Mundo Contemporâneo: Com alta incidência também, encontramos questões sobre Nazi-Facismo e Descolonização Afro-asiática. Também notamos a cobrança de assuntos como Era Napoleônica, Segunda Guerra Mundial.

  3. Antiguidade Clássica: Grécia ou Roma tem boa chance de cair no vestibular da Fuvest.

  4. Idade Média, Pré-história e Antiguidade Oriental: questões nos últimos anos, porém com baixa incidência.

  5. Sistema Colonial: Com 8 questões nos últimos 6 anos, este tema tem alta incidência nos vestibulares da primeira fase da Fuvest. O candidato de encontrar ao menos uma questão sobre os seguintes tópicos: Relações Socioeconômicas e Culturais, Expansão Territorial, Bandeiras, Brasil Holandês, Ciclo do açúcar, Ciclo do ouro e Revoltas Nativistas

  6. República Oligárquica, Regime Militar: Respectivamente com 6 e 5 questões nos últimos anos da Fuvest, são dois assuntos com altas chances de cair neste ano.

  7. Segundo Reinado, Período Regencial: Assuntos que também apareceram, em menor escala, na primeira fase da Fuvest nos últimos anos.

  8. República da Espada e Nova República: Com menor incidência, também com chances de serem cobrados no vestibular.

  9. Primeiro Reinado, Escravidão, Era Vargas: apesar de pouca incidência, são assuntos importantes para o candidato dar atenção.

Matemática

Geometria plana
  1. Funções: Questões sobre função quadrática e função composta são as queridinhas do vestibular da Fuvest.

  2. Geometria Plana: Fuvest sempre cobra questões envolvendo geometria plana. Nos últimos anos, o destaque ficou para exercícios envolvendo área de figuras planas e a utilização da semelhança de triângulos.

  3. Geometria Espacial: Questões envolvendo área e volume de sólidos geométricos sempre aparecem na primeira fase da Fuvest.

  4. Trigonometria: Outro tópico corriqueiro na Fuvest é a trigonometria, cobrando questões de razões trigonométricas no triângulo retângulo, funções trigonométricas. O candidato pode esperar uma questão que seja necessário o uso da Lei dos Cossenos.

  5. Grandezas Proporcionais: Exercícios envolvendo porcentagem, razão e proporção têm boas chances de aparecerem nos vestibular da Fuvest deste ano.

  6. Probabilidade: Assunto com, pelo menos, uma questão presente na primeira fase da Fuvest. Vale a pena o candidato focar neste assunto, pois praticamente terá mais uma questão garantida.

  7. Geometria Analítica: Questões sobre equação de reta e equação da circunferência apareceram nos últimos anos da primeira fase da Fuvest.

  8. Análise Combinatória, Equações, Polinômios, Sistemas Lineares, Conjuntos, PA e PG: assuntos que o candidato deve ter atenção, pois alguns deles devem ser cobrados na primeira fase da Fuvest 2023.

Química

Química orgânica
  1. Físico-Química: pH, pOH, Termoquímica, Eletroquímica, Cinética Química, Equilíbrio Químico, Concentrações e Radioatividade são assuntos que possivelmente serão cobrados na Fuvest neste ano.

  2. Química Geral: Nos últimos 6 anos, assuntos como Separação de Misturas e Classificação Periódica tiveram as maiores incidências, porém também notamos questões, em menor escala, sobre oxido-redução, cálculo estequiométrico, mol e funções inorgânicas (ácido, base e sal).

  3. Química Orgânica: Com aproximadamente 10 questões nos últimos 6 anos da primeira fase da Fuvest, as Reações Orgânicas tiveram a maior incidência, seguidas de Polímeros.

  4. Atomística: Forças Intermoleculares e a estrutura do átomo (modelos atômicos) costumam aparecer na primeira fase da Fuvest.

  5. Bioquímica e Meio Ambiente: tópicos que, apesar de terem baixa incidência, podem voltar a aparecer na primeira fase da Fuvest.

Português

  1. Pelo fato da Fuvest ter uma Lista Obrigatória de Livros, sempre o candidato encontrará questões envolvendo as obras obrigatórias.

  2. Diferente de outros vestibulares, apesar de não ter alta incidência, nos últimos anos tivemos questões de gramática, principalmente envolvendo a sintaxe, ou seja, termos da oração, orações subordinadas, pontuação e regência verbal.

  3. Como toda a prova de português, a Fuvest também cobra questões que exigem apenas a interpretação de textos e de imagens.

Inglês

  1. Nos últimos 6 anos, notamos uma grande quantidade de questões envolvendo a interpretação de textos jornalísticos. Também apareceram exercícios envolvendo Charges e Quadrinhos, além de textos da Internet.

Vestibular Fuvest 2023

O processo seletivo ocorrerá das 13h às 18h. O cartão com os locais de prova da primeira fase do Vestibular 2023 da Fuvest já foram divulgados.

Para realizar as provas, os estudantes devem apresentar documento original com foto e caneta esferográfica transparente de tinta azul. Conforme a Fuvest, os candidatos devem usar máscara de proteção facial de forma obrigatória.

A previsão é que o resultado da primeira etapa saia no dia 16 de dezembro. Os convocados farão as provas da segunda fase nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023.

O resultado da Fuvest 2023 sairá no dia 30 de janeiro.

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato ou o site da Fuvest.


Relacionados

vestibular 2023 Fuvest
Confira os locais de prova da 1° fase do Vestibular Fuvest 2023
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou hoje, 18 de novembro, os locais de prova da 1° fase do Vestibular Fuvest 2023. 
Notícias
vestibular 2023 Fuvest
Fuvest 2023: confira gabarito oficial e comentários das provas da 1ª fase do Vestibular
A Fuvest aplicou ontem, 04 de dezembro, a primeira fase do Fuvest 2023. Confira a prova comentada, gabarito oficial e abstenção do Vestibular.
Notícias
vestibular 2023 Fuvest
Fuvest 2023: máscaras serão obrigatórias nos dias de prova
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) vai exigir o uso obrigatório de máscaras durante todo o tempo de provas do vestibular Fuvest 2023.
Notícias
vestibular 2023 Fuvest
Fuvest informa datas do Vestibular 2024
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) anunciou hoje, 27 de fevereiro, as datas do Vestibular 2024
Notícias
vestibular 2023 Fuvest
Fuvest publica concorrência do Vestibular 2023
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) anunciou hoje, 19 de outubro, a relação de candidatos por vaga do Vestibular 2023.
Notícias
vestibular 2023 Fuvest
Notas de corte da 1ª fase do Vestibular 2023 da Fuvest são informadas
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta terça-feira (13) as notas de corte da primeira fase do Vestibular 2023.
Notícias
vestibular 2023 Fuvest
Resultado da 1ª fase da Fuvest 2023 está disponível
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta quarta-feira (14) a relação de candidatos aprovados para a segunda fase do Vestibular 2023.
Notícias