IME divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021/2022

Oferecimento:

Classificados farão as provas da 2ª etapa entre os dias 25 e 28 de outubro.

Em 19/10/2021 12h13 , atualizado em 19/10/2021 12h15
Por Lorraine Vilela Campos
Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro/RJ
Crédito da Imagem: Regiane_Ferraz / Shutterstock.com

O Instituto Militar de Engenharia (IME) divulgou o resultado da primeira fase do Exame Intelectual do Vestibular 2021/2022 nesta terça-feira, 19 de outubro. Os classificados farão a segunda etapa entre os dias 25 e 28 de outubro.

Veja os classificados para a segunda fase

Foram classificados para a segunda etapa 711 candidatos, sendo 473 da Ativa e 238 da Reserva. 

Orientações para as provas

Os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 12h45, já as provas começarão às 13h30 (horário de Brasília). Assim como a fase anterior, a segunda etapa será realizada em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

Os candidatos devem permanecer de máscara que cubra nariz e boca durante todo o período de realização das provas. 

É necessário levar documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta. 

Provas

Veja como será a segunda etapa:

  • 1º dia: Prova discursiva de Matemática => Peso 3
  • 2º dia: Prova discursiva de Física => Peso 2,5
  • 3º dia: Prova discursiva de Química => Peso 2,5
  • 4º dia: Provas de Português e Inglês => Peso 1 em cada

Na fase anterior, os candidatos tiveram 15 questões objetivas de Matemática, 15 de Física e 10 de Química. As provas foram aplicadas em 10 de outubro. 

Veja as provas e gabaritos do IME

Notas e Resultados

As notas da segunda fase do Exame Intelectual e os candidatos classificados nas provas serão informados, no Portal dos Candidatos, em 7 de dezembro. 

Em 9 de dezembro, o IME divulgará o resultado preliminar com os aprovados. Quem tiver participado de todas as etapas da seleção terá direito a pedir vistas até o dia 10 seguinte. Já o Requerimento de Revisão de Questões (RRQ) poderá ser solicitado em 12 e 13/12.

O resultado final, contando com os candidatos aprovados dentro do número de vagas disponíveis e os excedentes, será publicado em 23 de dezembro. 

Aprovados e excedentes deverão participar da Inspeção de Saúde (IS) e do Exame de Aptidão Física (EAF) em janeiro de 2022. 

Vagas

As vagas do IME são divididas Ativa e Reserva. Quem deseja seguir carreira militar estuda concorre na modalidade Ativa, já as pessoas que querem somente realizar os cursos de Engenharia seguem como Reserva. 

Para a Ativa, o IME concede fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo nos primeiros quatro anos de curso. No quinto, eles são promovidos a 1º tenentes e passam a receber remuneração. 

O IME oferece 80 vagas para a Ativa, sendo 16 voltadas para candidatos negros. Já a Reserva conta com 12 oportunidade, das quais duas são para os negros. 

O instituto oferece os seguintes cursos de Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

A escolha pela Engenharia só é feita ao final do Ciclo Básico, conforme a classificação do candidato e número de vagas disponíveis. 

Os cursos do IME são ministrados em sua sede, no Rio de Janeiro, no Sopé do Pão de Açúcar. Mais informações pelo site da seleção e no Manual do Candidato