IFPE abre inscrições do Vestibular 2022/1
Ingresso será pelas notas do Enem e Histórico Escolar. Prazo também está aberto para cursos técnicos.
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abriu nesta terça-feira, 19 de outubro, as inscrições do Vestibular 2022/1. Candidatos podem se inscrever até 7 de novembro, gratuitamente.
Assim como nas últimas edições realizadas na pandemia, o IFPE não aplicará provas presenciais. Os candidatos devem escolher entre o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Histórico escolar do ensino médio.
Os documentos que comprovem as notas dos candidatos (boletim do Enem ou histórico do ensino médio) devem ser anexados ao formulário de inscrição on-line.
Habilidades Específicas
O curso de Música terá uma prova de habilidades específicas. O IFPE divulgará em 20 de outubro as peças referentes à Performance Instrumental/Vocal (PIV).
O vídeo com a gravação da performance terá que ser enviado de 10 a 12 de novembro, on-line ou presencialmente, conforme orientações disponíveis no edital.
O resultado para a etapa de habilidades específicas em Música está previsto para 24 de novembro.
Resultados
O IFPE divulgará o resultado preliminar em 7 de dezembro e recursos serão recebidos nos dias 9 e 10 seguintes.
A primeira chamada será divulgada em 17 de dezembro. O edital de matrículas será publicado em breve.
Vagas
O IFPE oferece 958 vagas para cursos superiores, sendo 60% para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo reserva para pretos, pardos e indígenas, candidatos de baixa renda e pessoas com deficiência).
Cursos com vocação agrícola terão, ainda, reserva de vagas para estudantes vindos do campo.
Cursos Técnicos
Também foram abertas nesta terça-feira, 19 de outubro, as inscrições para os cursos técnicos oferecidos pelo IFPE. Interessados podem se inscrever até 7 de novembro e não há taxa para participar.
A oferta é a seguinte:
- Cursos Técnicos Subsequentes: 2.355 vagas para quem já cursou ensino médio;
- Cursos Técnicos Integrados: 1.283 vagas curso técnico integrado ao ensino médio;
- Proeja: 35 vagas para qualificação profissional.
A seleção para os cursos integrados e para o Proeja será pela análise do histórico escolar/declaração do ensino fundamental (regular, EJA, Encceja etc). Já os candidatos aos subsequentes serão avaliados pelas notas dos 1º e 2º anos do ensino médio (regular, Encceja ou certicação do Enem).
O resultado preliminar sairá em 7 de dezembro, tendo recursos nos dias 9 e 10 próximos. Já a versão final, com a lista de aprovados, será publicada em 17 de dezembro.
Mais informações nos editais e pelo site do IFPE.