Vestibular da Fuvest: confira temas da redação
Produção textual pode cobrar assuntos da atualidade ou temas mais frios
Os temas da redação do Vestibular da Fuvest variam entre assuntos ligados à atualidade e temas mais frios ou subjetivos, como, por exemplo "As diferentes faces do riso", do processo seletivo de 2022.
A prova de redação da Fuvest é realizada na segunda fase do vestibular. Em um texto de 30 linhas, os estudantes devem emitir a sua opinião sobre o tema lançado na proposta textual.
A Fuvest cobra do candidato alguns itens voltados a aspectos gramaticais, coerência, coesâo e desenvolvimento do tema.
Como é a redação da Fuvest?
A redação do vestibular da Fuvest deve ser produzida no formato dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve apresentar uma reflexão sobre um determinado tema e defender um ponto de vista ao discuti-lo ao longo de quatro ou cinco parágrafos dentro do limite de 30 linhas.
Vanessa Bottasso, professora de redação do colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP), lembra também que a Fuvest oferece trechos de textos e recortes para que os candidatos possam ter material para analisar o assunto que será trabalhado na redação. "A coletânea é densa e repleta de referências de grandes nomes da intelectualidade", afirma.
Para a professora Vanessa, na redação da Fuvest costumam ser trabalhadas questões conceituais e que provocam mais atitude reflexiva do que propositiva por parte do candidato.
"A redação da Fuvest não é uma prova para a qual o aluno deve se preparar para sugerir medidas de solução ao final do texto, mas sim demonstrar capacidade de organização de uma sequência de argumentos e informações em defesa de uma tese"
Vanessa Bottasso
Temas da redação da Fuvest
O coordenador de redação do curso Poliedro de São Paulo, Arthur Medeiros, explica que, na redação do vestibular da Fuvest, a intenção é a de que o candidato faça uma análise ampla das sociedades contemporâneas, normalmente vinculada ao comportamento ou à mentalidade que nós, cidadãos desse mundo moderno, apresentamos.
Os assuntos trabalhados no textos variam a cada edição. Confira abaixo os 20 últimos temas de redação do vestibular da Fuvest
-
2023 - Refugiados ambientais e vulnerabilidade social
-
2022 - As diferentes faces do riso
-
2021 – O mundo contemporâneo está fora de ordem?
-
2020 – O papel da ciência no mundo contemporâneo
-
2019 – A importância do passado para a compreensão do presente
-
2018 – Devem existir limites para a arte?
-
2017 – O homem saiu de sua menoridade?
-
2016 – As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?
-
2015 – “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia
-
2014 – Envelhecimento da população
-
2013 – Consumismo
-
2012 – Participação política: indispensável ou superada?
-
2011 – O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?
-
2010 - Mundo por imagens
-
2009 - Fronteiras
-
2008 - Vigilância epistêmica
-
2007 – Amizade
-
2006 – Trabalho
-
2005 – Controles sociais
-
2004 – Passado, presente, futuro
Dicas para a redação da Fuvest
Os professores de redação listaram cinco dicas para arrasar na redação do vestibular da Fuvest. Anote!
1 - Fique atento aos acontecimentos
Vanessa Bottasso recomenta que, além de saber os principais acontecimentos da atualidade, os candidatos devem procurar interpretá-los conceitualmente, procurando problematizá-los em termos filosóficos e/ou relacionar a eles as ideias de grandes pensadores e intérpretes da sociedade brasileira e mundial.
2- Compreenda a prova
A professora de redação aconselha que o estudante leia a proposta de redação do vestibular da Fuvest com bastante atenção.
"Procure compreender a linha de raciocínio sugerida na prova de redação da Fuvest, o que deve ajudar você a sequenciar as ideias que você vai apresentar na sua redação, evitando cópias desses textos oferecidos como base. Faça um planejamento antes de começar a escrever o texto propriamente dito e aproveite bem o espaço da folha oficial ao passar a limpo sua versão final"
Vanessa Bottasso
3 - Tenha senso crítico
O coordenador Arthur dá a dica: senso crítico deve ser o maior aliado do vestibulando. "Leia o tema e coloque-se em uma postura questionadora: qual é o fenômeno social que a Fuvest quer analisado? Quais são as características da sociedade que permitem que ele aconteça? Como ele afeta os indivíduos? Essas reflexões te ajudarão a estabelecer o ponto de vista que você irá defender no seu texto".
4 - Atenha-se à realidade
Para Arthur Medeiros, muitas vezes, os candidatos são levados a acreditar que, na Fuvest, deve-se citar obras de ficção ou pensadores renomados. Mas, ele diz que isso não é obrigatório.
"O que realmente leva a uma boa argumentação na redação do vestibular da Fuvest é uma análise crítica daquilo que de fato acontece na sociedade. Isso não significa que você não possa usar citações e referências externas no seu texto, mas significa, sim, que a sua análise não pode se compor exclusivamente desses elementos: é preciso mostrar como os seus argumentos se sustentam a partir de uma análise do cotidiano, dos acontecimentos recentes e da mentalidade social"
Arthur Medeiros
5 - Leia a coletânea com atenção
A recomendação do coordenador de redação do curso Etapa, Wellington Borges, é que o estudante não se limite à frase temática. "Para garantir uma abordagem completa do tema, é necessária uma leitura atenta e cuidadosa dos textos que apresentam o tema da redação (coletâneas) pois eles apontam os aspectos que precisam ser contemplados pela dissertação", salienta.
Como é o vestibular da Fuvest?
A prova do Vestibular da Fuvest é composta por duas etapas, sendo a primeira com questões objetivas de conhecimentos gerais e a segunda com uma redação e questões discursivas de matérias conforme o curso de escolha.
A Fuvest seleciona candidatos para estudarem os cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP). O processo seletivo disponibiliza mais de 8 mil vagas a cada edição. Também há oportunidades para cotistas.
O vestibular é um dos mais disputados do Brasil, chegando a atrair mais de 140 mil candidatos de todos os estados. Para o curso de Medicina, por exemplo, são registrados mais de 240 candidatos por vaga.