Por que Western Sydney University é a universidade mais sustentável do mundo?
Western Sydney University, na Austrália, venceu pelo 3º ano consecutivo o Times Higher Education
A Western Sydney University, na Austrália, acaba de vencer pelo terceiro ano consecutivo o Times Higher Education (THE) University Impact Rankings, o principal sistema de classificação global que avalia de forma abrangente as universidades em relação ao compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Segundo o site oficial do THE, as instituições presentes no ranking não só se destacam em áreas individuais, mas também demonstram excelência na contribuição para o desenvolvimento sustentável mundial. Ao trabalharem em prol dos ODS, "estas universidades comprovam o seu compromisso em enfrentar os desafios mais prementes do mundo, incluindo a sustentabilidade ambiental, a inclusão social, o crescimento econômico e as parcerias".
Um aspecto interessante do ranking de impacto da Times Higher Education é que as primeiras colocadas nem sempre são as instituições de destaque no World University Ranking, a lista geral das melhores universidades em ensino, pesquisa e colaboração acadêmica. A Western Sydney University, por exemplo, foi classificada na faixa 301-350 na última edição do ranking geral, ainda um feito impressionante, mas no University Impact Rankings ela conseguiu o primeiro lugar desde 2022.
Na edição de 2024, Western Sydney University ficou em:
-
1º lugar no mundo para o ODS 5 Igualdade de Gênero
-
3º lugar no mundo para o ODS 15 Vida Terrestre
-
4º lugar no mundo em ODS 13 Ação Contra a Mudança Global do Clima, ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis e ODS 17 Parcerias e Meios de Implementação
-
8º lugar no mundo no ODS 10 Redução das Desigualdades
-
9º lugar no mundo para o ODS 6 Água Potável e Saneamento
Graças a esse desempenho, ela lidera a lista da THE com 2.152 universidades de 125 países/regiões. “Proporcionar um impacto positivo e significativo na comunidade está no centro de tudo o que fazemos na Western Sydney University. Durante 35 anos, isso tem sido fundamental para a nossa missão, inspirando-nos e motivando-nos a melhorar a vida das pessoas e a ser uma força de mudança”, declarou a diretora Clare Pollock na nota oficial da universidade.
Localizada em Sydney, a Western Sydney University lançou em 2020 o "Sustainability and Resilience 2030", um plano estratégico de dez anos para um futuro mais resiliente, sustentável e próspero que considera os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A WSU já incorporou ações nas quatro áreas principais da universidade: na grade curricular dos cursos e salas de aulas; nas operações para zerar as emissões de carbono até 2030; nas pesquisas conduzidas; e no engajamento com parceiros da comunidade.
O plano tem Nove Declarações de Prioridades Interligadas para a década até 2030:
-
Conhecimentos dos Aborígenes e das Ilhas do Estreito de Torres
-
Sistemas Regenerativos
-
Cidades Resilientes
-
Ação Climática
-
Transições Econômicas
-
Inteligência Artificial (IA) Ética:
-
Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável
-
Justiça
-
Parcerias
Em quatro anos de aplicação, o "Sustainability and Resilience 2030" vem surtindo grande efeito e rendeu à universidade o título de universidade com maior impacto social, econômico e ambiental no Times Higher Education (THE) University Impact Rankings 2024.
Times Higher Education (THE) University Impact Rankings 2024
Essas são as dez primeiras colocadas no ranking mundial de impacto da Times Higher Education focado nos ODS da ONU:
1. Western Sydney University, Austrália
2. University of Tasmania, Austrália
3. University of Manchester, Reino Unido
4. Aalborg University, Dinamarca
5. RMIT University, Austrália
6. University of Alberta, Canadá
7. UNSW Sydney, Austrália
8. Queen’s University, Canadá
9. Arizona State University (Tempe), Estados Unidos
10. University of Exeter, Reino Unido
Veja o ranking completo aqui.
Crédito da imagem:
[1] Divulgação