Por que estudar na Irlanda?
Brasileiros são atraídos para a Irlanda principalmente pela possibilidade de trabalhar enquanto estuda.
Já é um fato conhecido que a Irlanda se tornou um destino popular entre os brasileiros que querem fazer cursos de inglês. O que ainda pouco se fala é o que o país tem a oferecer para quem tem interesse em uma graduação no exterior. Aqui vai um spoiler: a Irlanda tem muito a oferecer!
Confira a seguir os vários motivos para você considerar seriamente a Irlanda como destino de estudo para o seu curso acadêmico!
Leia também: 5 dicas para encontrar o seu curso de inglês na Irlanda
1. Ensino de qualidade
A Irlanda tem 33 instituições de ensino superior com mais de 5.000 cursos acadêmicos disponíveis. Isto significa que há opções em uma enorme variedade de áreas de estudo e todos os programas resultam em diplomas internacionalmente reconhecidos e de qualidade garantida.
De fato, a Irlanda tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo e uma reputação histórica de excelência acadêmica. As universidades mais famosas são:
- Trinity College Dublin
- Univesity College Dublin
- University of Limerick
- Royal College of Surgeons in Ireland (RCSI)
- National University of Ireland, Galway
- Maynooth University
- University College Cork
2. Oportunidades de trabalho
Um dos principais atrativos da Irlanda como destino de estudo, de maneira geral, é a possibilidade de trabalhar no país com um visto de estudante, mesmo se você estiver matriculado em um curso de inglês ou em uma graduação – algo que não acontece nos Estados Unidos e Reino Unido.
Ao cursar uma graduação, você pode ter a oportunidade de fazer um estágio ou experiência prática em algumas das principais multinacionais do mundo que estão localizadas na Irlanda: Google, Facebook, Tweitter, Apple, Intel, PayPal, Ericsson, Allianz, Genzyme e EA Games.
De fato, são mais de 1.000 empresas importantes de TI, games, farmácia, aparelhos médicos e finanças – tanto que o país já é considerado um núcleo de multinacionais. E, graças a isso, não é incomum que os estudantes se formem nas universidades irlandesas e já consigam uma vaga no mercado de trabalho.
Agora, se a sua intenção for empreender após a universidade, Dublin foi considerada um dos próximos Vales do Silício em potencial pela revista Fortune. A Irlanda tem mais financiamentos para novos empreendimentos do que qualquer outro país da Irlanda, segundo o site Enterprise Ireland.
3. Segurança
Em 2010, o site Lonely Planet elegeu a Irlanda como o país mais acolhedor do mundo. Em 2014 o Índice de Paz Global classificou o país como o 13º lugar mais pacífico globalmente, considerando fatores como conflitos, segurança da sociedade e militarização. Em 2013, a Irlanda ficou no top 10 no Índice de Vida Melhor da OECD.
Tudo isso vem para confirmar que o país é um lugar seguro, acolhedor e tranquilo para se viver e estudar. As instituições de ensino fazem de tudo para que os estudantes internacionais se sintam parte da comunidade e se adaptem calma e rapidamente ao novo ambiente.
4. Pesquisas acadêmicas
Se a sua intenção for seguir uma carreira acadêmica após a sua formação, uma graduação na Irlanda será um ponto de partida ideal. As universidades irlandesas são líderes globais em pesquisa científica em diferentes áreas de estudo, principalmente nanotecnologia, imunologia, saúde animal, ciências dos materiais, ciências agrícolas e química.
O ranking de Competitividade Mundial do IMD avalia os resultados das abordagens de cada país ao lidar com os principais desafios da sociedade, da globalização e sustentabilidade à automação. A Irlanda ficou em 7º lugar na edição mais recente.
De acordo com o Education in Ireland, site oficial de educação na Irlanda, as universidades do país já firmaram 2.359 colaborações acadêmicas com parceiros internacionais. Isso facilitará a educação transnacional e lhe permitirá conduzir a sua pesquisa científica em qualquer área e com todos os recursos que precisar.
5. O idioma
E por último, mas não menos importante: o inglês é o idioma oficial da Irlanda. Embora sua língua original seja o gaélico e o país possua uma identidade cultural bem distinta, a língua inglesa é o idioma universal e também usado como meio de instrução nas universidades irlandesas.
Além disso, o inglês é uma razão para o país atrair tantas multinacionais, uma vez que é usado como idioma corporativo, independente da nacionalidade da empresa ou dos seus colaboradores.
Caso escolha começar os estudos na Irlanda com um curso de inglês, você pode se preparar e depois passar pelo processo seletivo para uma graduação em uma universidade irlandesa, já tendo a proficiência e as habilidades necessárias na língua para um programa acadêmico.