O que fazer e o que não fazer ao preencher a sua inscrição para estudar no exterior

A maioria das universidades internacionais possui processos de inscrição online. É preciso estar 100% focado para não correr o risco de cometer erros na hora de se inscrever.

Atualmente, a grande maioria das universidades internacionais possui processos de inscrição online de modo a facilitar a participação de pessoas do mundo inteiro, seja pelo site oficial da instituição ou por serviços centralizados como o UCAS e o Common App. Embora isso de fato tenha aumentado a acessibilidade dos estudos no exterior e agilizado todo o processo, não basta simplesmente sair preenchendo o seu formulário sem estar preparado para o momento – o que pode ser fundamental à sua admissão. 

Sente-se em frente ao seu computador ou laptop 100% focado na tarefa e leia as nossas dicas a seguir para não correr o risco de cometer erros totalmente evitáveis.

Tenha todos os documentos importantes por perto

Reúna todos os documentos exigidos pela universidade antes de começar a sua inscrição e mantenha-os por perto, seja em versão impressa ou digitalizada, dependendo do que precisar. A universidade terá algum tipo de checklist que você pode verificar para não esquecer de nada, como, por exemplo, históricos escolares com suas médias e o seu resultado em um exame de proficiência como o IELTS e o TOEFL. E também alguns outros mais comuns, como identidade e passaporte, assim você não vai precisar ficar se levantando para procurar documentos.

Por isso, é importante não esperar até estar muito perto do prazo para dar início à sua inscrição. Caso perceba que algum documento está faltando, você ainda terá tempo de providenciá-lo sem perder a sua chance.

Preencha a sua inscrição com a ajuda dos seus pais ou responsáveis

É sempre aconselhável ter um familiar com você no momento de preencher o seu formulário de inscrição em universidades no exterior. Mesmo que essa também seja a primeira experiência do tipo para todos vocês, eles irão te ajudar de diferentes formas, inclusive checar se as informações digitadas estão corretas e também a aliviar o estresse de passar pelo processo sozinho.

Em um aspecto mais pessoal, pedir a companhia deles nesta fase fará com que se sintam incluídos e compreendam todo o processo pelo qual você está passando para realizar o seu sonho.

Salve tudo com regularidade

No final de cada página ou parte do processo online, salve prontamente tudo o que já tiver preenchido. Alguns sites têm um cronômetro limitando o tempo que você permanece logado e, ao salvar tudo, você tem a possibilidade de retornar depois para revisar tudo que escreveu.

Nunca se sabe se a sua conexão vai falhar ou se acontecerá qualquer problema técnico com o seu computador. Adquira o hábito de clicar em “Salvar” a cada cinco minutos e você economizará uma grande dor de cabeça!

Não deixe o seu Facebook aberto enquanto preenche a inscrição

Na verdade, saia de todas as suas redes sociais e feche qualquer outra guia que não tenha a ver com o seu processo de inscrição. Elas só servirão para te distrair e atrasar o seu trabalho. 

O mesmo é válido para televisões ligadas ou vídeos no YouTube. Este momento é importantíssimo e pode definir a sua seleção no exterior. Se sua atenção não for plena, você leva mais tempo e corre o risco de cometer errinhos bobos.

Anote suas informações de login

Antes de se inscrever, você terá de criar a sua conta no sistema oficial usado pela universidade para as inscrições online. Com isso, como de costume, escolherá um nome de usuário e uma senha. Apesar de ser relativamente simples recuperar a sua senha caso a esqueça, isso vai te causar algum tempo de atraso totalmente evitável se você anotar as suas informações de login assim que criá-las.

Escreva suas respostas dissertativas primeiramente no Microsoft Word

Provavelmente, você terá de dar algumas respostas dissertativas mais elaboradas, sem contar o seu personal statement. Escrevê-las pela primeira vez diretamente no site oficial da inscrição é arriscado por alguns motivos:

  • Não ter tempo de elaborá-las com cuidado;
  • Perder as respostas caso algo der errado com a inscrição;
  • Não ter uma revisão automática, entre outros motivos.

Escreva suas respostas em um arquivo do Word (não se esqueça de salvá-lo também), revise-as e só depois copie e cole no formulário oficial. Certifique-se de mudar a revisão para o idioma inglês, assim o Word vai corrigindo seus erros de gramática, ortografia ou digitação automaticamente. 

Ah, e não use as mesmas respostas para universidades diferentes. E se você estiver se inscrevendo em mais de uma, personalize suas respostas para cada curso/instituição específica e evite textos genéricos.