Direito: o que é pre-law nos Estados Unidos?
Entenda como funciona a formação de Direito nos Estados Unidos e o que significa pre-law
Você sabia que só dá para estudar direito nos Estados Unidos a partir de uma pós-graduação? Isso mesmo, para ser admitido em uma Law School você precisa necessariamente de um bacharelado.
Então não dá para fazer direito na faculdade? Não, mas você pode se preparar para a admissão em uma Law School durante a sua graduação. É aí que entra o pre-law.
O que é pre-law?
Normalmente, você pode se formar em qualquer área de estudo na graduação para concorrer a uma Escola de Direito. No entanto, a maioria das universidades americanas (e no Canadá também) oferece programas chamados de pre-law para os estudantes que pretendem estudar direito depois de graduados.
Nos Estados Unidos, os estudantes de graduação têm uma liberdade maior para escolher quais disciplinas gostariam de cursar, sempre com o acompanhamento de um orientador acadêmico (em inglês, counselor). No pre-law, eles podem cursar matérias voltadas à área de direito na graduação, que os prepararão para uma Law School. Por isso o nome pre-law - literalmente "pré-direito", os estudos prévios ao curso de direito.
O que um pre-law oferece?
Isso muda de universidade a universidade. Em algumas, optar por um pre-law significa uma grade curricular específica de matérias. Em outras, trata-se de uma série de recursos e serviços extras como:
-
Assistência no planejamento da sua graduação para desenvolver as habilidades necessárias;
-
Participação em atividades extracurriculares, estágios e/ou trabalhos voluntários que contribuam ao desenvolvimento do estudante durante a graduação;
-
Acesso a um orientador especializado em pre-law;
-
Preparo para o Law School Admission Test (LSAT), teste padronizado obrigatório para a admissão em escolas de direito;
-
Palestras e conversas com juízes e advogados bem-sucedidos;
-
Palestras e conversas com representantes oficiais de Law Schools;
-
Preparo e assistência na inscrição em Law Schools.
Qual área cursar na graduação para ser admitido em uma Law School?
Estudante brasileira da Sacred Heart University explica como se preparar para uma escola de direito nos Estados Unidos.
Não há áreas de estudo ou disciplinas obrigatórias para se candidatar à faculdade de direito nos Estados Unidos. Ao contrário da abordagem baseada em conhecimento para se preparar para uma Medical School, que normalmente requer cursos de graduação em biologia, química etc., a preparação para a Law School é mais voltada a habilidades, como interpretação de texto, raciocínio lógico e analítico, comunicação oral e escrita, ética de trabalho, entre outros.
Portanto, o estudante pode se formar em qualquer coisa que quiser e concorrer a uma faculdade de direito depois. Embora seja, de fato, aconselhável construir uma base de conhecimento no mercado, setor ou tópico específico de seu interesse (por exemplo, relações internacionais ou ciências políticas), não há nenhuma regra em relação à área de graduação. Qualquer pessoa com bacharelado pode se candidatar a uma Law School, desde que tenha os requisitos necessários.
Da mesma forma, se um profissional resolver estudar direito mais tarde na vida, seu diploma original não importa. Se atender aos requisitos de inscrição, não será desclassificado com base em sua especialização na graduação ou experiência profissional.
O que mais importa é a dedicação aos estudos. A Ohio State University, por exemplo, orienta a escolher um curso no qual o estudante terá sucesso e conseguirá se destacar. "Você pode escolher o curso mais desafiador que puder, seja Neurociência ou Estudos de Jazz, mas se isso significar que tirará apenas notas C e D, essa não é uma boa escolha. O equilíbrio entre desafio e sucesso é diferente para cada aluno".
A própria American Bar Association, associação voluntária de advogados e estudantes de direito dos Estados Unidos, informa em seu site oficial que não existe um caminho único para se preparar para uma Law School. "Os alunos que são bem-sucedidos na faculdade de direito e que se tornam profissionais talentosos vêm de várias esferas da vida e formações educacionais", explica.
Conheça as opções de cursos para estudar Direito no exterior!