TransVest

Oferecimento:

Projeto oferece preparatório para Enem, cursos de idiomas e EJA para população trans de BH.

Projeto atende de forma gratuita população Trans da Grande BH

A ideia do TransVest surgiu a partir da análise de dados sobre a situação das travestis, transexuais e transgêneros na sociedade, em especial o cenário existente em Belo Horizonte, cidade do programa. O projeto utiliza a educação como meio de inserção social desta parcela da população, além de proporcionar um apoio voltado para o autoconhecimento das participantes e sua valorização. 

Segundo a organização do TransVest, o projeto não visa só o auxílio na educação, mas criar um espaço dedicado ao empoderamento destas estudantes. O programa também foca na arte como forma de expressão e libertação dos preconceitos existentes. A intenção é que as participantes se sintam à vontade para agregar seus conhecimentos à iniciativa, buscando uma formação considerada horizontal, onde todas são voluntários e podem acrescentar ao curso. 

Na idealização do TransVest, o objetivo da parte educacional do projeto era apenas o curso pré-vestibular e pré-Enem. No entanto, a organização entrou em contato com um outro dado: grande parte da população de travestis, transexuais e transgêneros não possui o ensino fundamental completo, o que restringe ainda mais o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho e à formação superior. Com isso, surgiu a ideia de implementar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ampliando o caráter de inclusão do programa. 

Grande parte da população LGBT, em especial travestis, transexuais e transgêneros, abandona a escola por conta do preconceito sofrido e da dificuldade de aceitação, inclusive no que diz respeito ao uso do nome social. Com tal cenário, o TransVest busca diminuir esse quadro de exclusão social. 

O projeto

Em seu primeiro ano, o TransVest oferece o Pré-Enem/Vestibular, EJA e os cursos de línguas, os quais contam com aulas de inglês, francês, espanhol e italiano. O projeto começa em fevereiro e se encerra às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O cadastro é feito pela internet ou de forma presencial. Não há seleção e o preenchimento das oportunidades é feito conforme a ordem de inscrição. 

Os cursos de idiomas funcionam da seguinte forma: italiano aos fins de semana e os demais durante a semana. Já o Pré-Enem/Vestibular é ministrado de segunda a sexta-feira, à tarde, com conteúdo composto pelas disciplinas do ensino médio. O EJA, por sua vez, conta com aulas no período da noite. 

Atualmente, o preparatório para o Enem e vestibulares conta com nove vagas, número que pode ser ampliado caso seja necessário. A oferta depende dos recursos disponíveis e da procura das participantes. Segundo a organização do TransVest, apesar de pequena, a quantidade oferecida é um avanço para as travestis e população Trans.

Todos as aulas são gratuitas e ministradas por professores voluntários, sem nenhuma ajuda governamental. O TransVest se mantém de ações voluntárias, independente da modalidade de curso oferecida, assim como doação de materiais como computador, data show, impressora e outros, além de uma "vaquinha online" para a manutenção do projeto com material didático e demais necessidades. As solicitações e mobilização da população são feitas pela página oficial do Facebook. 

TransVest

Endereço: Rua da Bahia, 1.148, Centro - Belo Horizonte/MG
Facebook: TransVest
Site: TransVest.org
Telefone: (31) 99922-2666 (whatsapp)
E-mail: transvest@outlook.com