Salvaguarda

Projeto criado por estudantes da USP oferece orientação para vestibulandos da rede pública.

Programa social Salvaguarda já ajudou mais de 30 mil estudantes
Crédito da Imagem: Divulgação Salvaguarda

O programa social Salvaguarda foi criado em 2016 por estudantes da Universidade de São Paulo (USP) com o intuito de ajudar alunos do ensino médio da rede pública a ingressarem no ensino superior. As atividades são gratuitas e realizadas de forma presencial e pela internet.

O projeto surgiu após uma pesquisa constatar que jovens da rede pública não tinham conhecimento sobre vestibulares e universidades.

Um dos focos da ação social é apresentar aos alunos como são feitas inscrições e provas de vestibulares de todo o Brasil e do Enem. Além disso, são oferecidas informações sobre os programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Outro objetivo do projeto é dar aos estudantes dicas de estudo e de leitura, aplicar testes vocacionais, corrigir redações e mostrar outras informações que agreguem valor aos jovens na etapa pré-vestibular.

O programa reúne cerca de 600 professores voluntários. Os profissionais são estudantes de cursos de graduação, mestrado e doutorado da USP. Em 2022, mais de 30 mil estudantes receberam ajuda

As atividades da ação social são desenvolvidas em parceria com escolas públicas de várias partes do Brasil.

Inscrições

As inscrições para o projeto Salvaguarda da USP são feitas em fevereiro e março, neste site. Em seguida, os estudantes pré-selecionados são convocados por e-mail.

No contato por e-mail, a equipe do curso pede que os alunos enviem documentação que comprove que eles estudaram na rede pública. Ainda por e-mail, os alunos devem agendar uma reunião com um voluntário. 

Os aprovados são adicionados ao grupo de apoio do WhatsApp, que representa o vínculo oficial ao projeto.

Materiais de estudo

Depois de aprovados na seleção, os estudantes têm acesso a ferramentas como:

  • Provas anteriores de vestibulares de universidades públicas;

  • Temas mensais de redação, com repertórios inclusos, tais como filmes, livros e músicas;
  • Conteúdos de todas as disciplinas do ensino médio;
  • Dados de universidades públicas;
  • Lives no canal do YouTube sobre profissões.

O programa social Salvaguarda também realiza excursões a instituições de ensino superiores para que os jovens comecem a ter contato com a vida universitária.

Contato: vinicius2.andrade@usp.br e hariff.barbosa@alumni.usp.br

Site: www.programasalvaguarda.com.br

Redes sociais: Instagram l Facebook