Rede Emancipa Educação Popular

Rede Emancipa oferece quase 40 cursinhos pré-universitários gratuitos nas cinco regiões do país.
Por Wanja Borges

Projeto surgiu em 2007 com foco nos jovens da rede pública
Projeto surgiu em 2007 com foco nos jovens da rede pública
Crédito da Imagem: Rede Emancipa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Intitulado como movimento social de educação popular, a Rede Emancipa surgiu em 2007 com o propósito de oferecer cursinhos pré-universitários gratuitos para jovens de escolas públicas e, consequentemente, atender uma demanda represada deste grupo pelo acesso ao ensino superior.

O projeto, que teve início com um pré-universitário em Itapevi/SP, hoje conta com quase 40 unidades em mais de 20 cidades distribuídas em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul, beneficiando cerca de 5 mil pessoas por ano.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas nos meses de fevereiro e julho pelo site da Rede Emancipa, conforme prazo estabelecido pela unidade escolhida. Os candidatos são selecionados por ordem de inscrição, mas um sorteio é realizado quando a procura excede o número de vagas.

A prioridade é para alunos e ex-alunos de escola pública, mas os candidatos que não são sorteados entram para a lista de espera. Para garantir a matrícula, os selecionados devem comparecer à aula inaugural unificada.

Aulas

De forma geral, as aulas são ministradas entre os meses de março e novembro, aos sábados, das 8h/9h às 17h/18h. Por outro lado, os cursinhos São Gonçalo II e Antônio da Costa Santos funcionam de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Elas são ministradas voluntariamente por mais de 600 professores já formados e por estudantes universitários de várias instituições, com foco no conteúdo exigido pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares.

O material didático é elaborado por cada cursinho em conjunto com seus professores e coordenadores. Na maioria deles, as apostilas são impressas e distribuídas aos participantes sem qualquer custo, mas também existem casos em que são utilizadas apostilas digitais ou livros didáticos.

Orçamento

Em 2017, ano em que celebrou 10 anos de história, o movimento criou uma campanha em uma plataforma de financiamento coletivo para arrecadar fundos para sua aula inaugural de São Paulo, estado que reúne a maior parte dos estudantes.

O projeto contou com 176 apoiadores e captou R$ 16.140. O valor foi utilizado para impressão de materiais de divulgação, produção da Revista Especial de 10 anos e aluguel de cadeiras e estrutura de som e iluminação.

Rede Emancipa Educação Popular
E-mail
: redeemancipa@gmail.com
Site: http://redeemancipa.org.br
Facebook: facebook.com/RedeEmancipa