Inep acerta no tema da redação do Enem 2024

Oferecimento:

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Tema da produção textual foi: desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Tema da redação do Enem 2024 é importante para a sociedade brasileira

Desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Esse foi o tema da redação do Enem 2024. Um assunto em que poucos apostaram para a produção textual, pois focaram em Mudanças Climáticas, Fake News ou Inteligência Artificial (IA), por exemplo, que foram temas debatidos à exaustão nos últimos meses.

Mas, é importante lembrar que a herança africana no Brasil também é um tema extremamente atual e importante de ser debatido. Mais: valorizado pelos estudantes que estão fazendo o Enem, por ser um assunto que envolve grande parte da população.                                                          

Uma aluna com a qual conversamos contou que relacionou o tema da herança africana com educação. Segundo ela, o preconceito e o racismo, por exemplo, começam na escola e, por isso, devem ser combatidos na instituição de ensino. Acreditamos que a opinião da jovem é sensata, real e necessária.

Dia da consciência negra

O próximo dia 20 de novembro será feriado para todos os brasileiros, independente do estado no qual vivem. O motivo? Agora, o feriado da Consciência Negra é nacional. 

O feriado, criado por meio da Lei 12.519/2011, é um símbolo da luta contra o racismo no Brasil. Além disso, defende a valorização e importância dos negros para a história brasileira. Simplesmente, um “link” inevitável com o tema da redação do Enem 2024.

O aluno que está atento ao novo feriado poderia fazer essa relação e, sem dúvidas, montar um texto adequado, costurando ambos os assuntos. Além disso, poderia montar diversas propostas de intervenção.

Cotas para quilombolas

Outra sugestão de assunto relevante para abordar na redação do Enem 2024 são as cotas destinadas há negros já há alguns anos. Uma novidade também poderia ter sido citada, que é a inserção de cotas para quilombolas em vestibulares e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Os quilombolas são povos de regiões remanescentes de quilombos, que eram as comunidades formadas por escravos fugitivos na época da escravidão no Brasil. 

A criação de cotas para quilombolas poderia ser mais um tópico interessante para abordar na redação do Enm 2024.

Negros em evidência

Mais um foco que o estudante poderia ter na redação do Enem 2024 seria citar o aumento da exposição de negros, especialmente no cinema e na televisão (novelas e filmes) e nas propagandas.

O Brasil é um país com grande parte de negros e pardos, por isso é mais do que normal que atores, modelos, cantores e outros artistas tenham a cor da pele dominante na população.

Em síntese: acreditamos que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, acertou em cheio no tema da redação do Enem 2024.