Encceja pode ser a oportunidade para novas perspectivas profissionais
O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.
Além da certificação do ensino médio, o Exame pode abrir as portas para melhores oportunidades no mercado de trabalho.
As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 serão realizadas já na próxima semana, no dia 25 de agosto. E para quem não sabe do que se trata, o Encceja permite que estudantes que não concluíram os ensinos fundamental ou médio dentro da idade prevista possam conseguir o diploma.
Para muitos que não tiveram chance de ter esta certificação, a prova é vista como uma oportunidade de conseguir uma colocação profissional melhor futuramente, com a comprovação de escolaridade.
Talvez seja pensando nisto que esta edição do Exame tem tido mais buscas por informações do que as demais já realizadas, o que mostra uma maior preocupação, uma necessidade a mais de se especializar e, assim, poder ter novas chances de trabalho.
Como funciona o Encceja?
O Encceja se divide em ensino fundamental e ensino médio. Podem fazer o exame de certificação do ensino fundamental pessoas com mais de 15 anos no momento da inscrição. E para o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos no momento da inscrição.
Mas vale lembrar que as inscrições para a edição de 2019 do Encceja já foram encerradas. Para se inscrever quando estas estiverem abertas é preciso acessar o site do Exame, fazer a inscrição com o número do CPF e documento de identidade, além de preencher o formulário com dos dados atualizados para o caso de reenvido de senha, se for necessário.
Brasileiros que moram no exterior podem fazer inscrição pelo site, na data que for estipulada pelo Inep, sendo necessário o número do passaporte para a participação.
Veja mais informações sobre o Encceja 2019 aqui!
Pontos necessários
Cada prova objetiva do Encceja tem pontuação de 0 a 200 pontos, sendo a média necessária para a aprovação de 100 pontos. Já a redação vai de 0 a 10 e a média para ser aprovado é de 5 pontos.
Para obter o certificado do Encceja é preciso alcançar a pontuação mínima em todas as provas. Contudo, é possível pegar uma declaração de proficiência para as disciplinas em que a média for atingida.
Com essa declaração de proficiência nas provas em que alcançou a pontuação mínima em mãos, o participante só fará o próximo Encceja para ser aprovado nas demais disciplinas.
Certificado em mãos, novas oportunidades
Conquistando a certificação de ensino fundamental ou médio além de muita satisfação pessoal e orgulho, dará a chance ao indivídio de buscar por avanços no que diz respeito a carreira profissional.
Ter um diploma em mãos dá chances ao estudante de receber salários maiores e de concorrer a melhores vagas no mercado de trabalho. Também é possível ingressar em cursos técnicos profissionalizantes e até mesmo cursos superiores.
Mas vale lembrar que o Encceja não substitui as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para quem deseja ingressar na universidade. Então, se a faculdade desejada exigir notas do Enem, é preciso passar pelas provas dele também para então concorrer a uma vaga no curso superior desejado.
Uma coisa é certa: quem não se acomoda e sempre busca novas oportunidades através da educação e ensino, já sai na frente anos luz.