Atualidades Vestibular e Enem - Setembro de 2022

A despedida da rainha Elizabeth II, o bicentenário da independência brasileira e o furacão Ian em Cuba e nos Estados Unidos são alguns dos fatos marcantes do mês de setembro

A rainha Elizabeth II foi a monarca que ficou mais tempo no treino da história do Reino Unidos: 70 anos.
Crédito da Imagem: Shutterstock

Estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo contribui nos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. 

No mês de setembro grandes acontecimentos internacionais foram destaques nos noticiários como a despedida da rainha Elizabeth II, o ataque à vice-presidente da Argentina Cristina Kirtchnner e os novos desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

No Brasil foi comemorado no dia 7 de setembro o bicentenário da Independência. A data provoca reflexões sobre como se deu o processo de independência e a necessidade de perceber de forma crítica os fatores históricos envolvidos nesse período.

O Brasil Escola destacou as principais temas atuais de setembro. Para se aprofundar nos assuntos, clique nos hiperlinks e acesse as reportagens do UOL e Agência Brasil, como também aos artigos do site.

Mundo

Despedida da Rainha Elizabeth II

No dia 8 de setembro, a rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos. Ela ficou no trono por 70 anos, o reinado mais longo de toda a história britânica.

O anúncio da morte da rainha e todos os procedimentos posteriores fizeram parte do protocolo conhecido como London Bridge. A operação, que foi revelada em 2017 pelo jornal The Guardian estebeleceu todo o passo a passo da forma que se daria o comunicado oficial de morte da rainha até o sepultamento. 

Balanço do governo britânico aponta que cerca de 250 mil pessoas participaram do velório público da monarca. O Funeral de Estado reuniu cerca de 400 líderes de todo o mundo. 

O sepultamento aconteceu 12 dias após a sua morte no Castelo de Windsor.

Rainha Elizabeth II enfrentou ao longo de seu reinado diversos conflitos como o da Irlanda do Norte, a Guerra Fria e as invasões do Iraque e do Afeganistão

O novo rei do Reino Unido é Charles III, filho mais velho de Elizabeth. 

Leia também: 10 curiosidades sobre a rainha Elizabeth II

Ataque à Cristina Kirchnner

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchnner, sofreu um ataque com arma de fogo na noite do dia 1º de setembro.

Na ocasião, o brasileiro Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, apontou sua arma a menos de um metro de Cristina e tentou disparar contra a política. A arma falhou no momento do disparo. 

As investigações apontaram que Fernando e sua namorada Brenda Uliarte (23) planejaram o ataque. 

A juíza María Eugenia Capuchetti inidiciou o casal por tentativa de homicídio. 

Nova primeira-ministra do Reino Unido

No dia 5 de setembro, Liz Truss (47) foi escolhida como a nova primeira-ministra do Reino Unido. O cargo estava em disputa entre ela e o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak. 

Participaram da votação 170 mil integrantes do Partido Conservador. A britânica levou 81.326 votos. Ela tomou posse no dia 6 de setembro, quando se encontrou com a rainha Elizabeth II, dois dias antes da morte da monarca. 

Ela se tornou a terceira mulher primeira-ministra do país juntamente a Margaret Thatcher (1979 - 1990) e Theresa May (2016 - 2019)

Liz Truss deve enfrentar grandes desafios já que o Reino Unido enfrenta crise econômica, com a inflação em alta e desvalorização da moeda.

Saiba mais: Brexit - a saída do Reino Unido da União Europeia

Defesa planetária

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) realizou na noite do dia 26 de setembro o que pode ser considerado o primeiro teste de defesa planetária da história.

Ilustração da sonda da Nasa e asteroide Dimorphos. 
Crédito: Shutterstock

A Missão de Teste de Redirecinamento de Asteroide Binário, ou simplesmente DART (sigla em inglês) consistiu no choque planejado entre uma sonda da Nasa e um asteroide.

O objetivo foi alterar a trajetória do asteroide Dimorphos. A intenção dessa missão é se preparar para um potencial risco causado futuramente por um asteroide à Terra. 

Rejeição da Nova Constituição no Chile

A população chilena rejeitou a proposta de nova Constituição para o país no dia 4 de setembro. 

Dos eleitores, 61,9% eram contrários ao texto e 38,1% favoráveis. Autoridades chilenas estimaram que 15 milhões de pessoas estavam aptas a votar.

O resultado é contrário ao governo do presidente da esquerda Gabriel Boric.

Participaram da escrita da nova Carta Magna 155 membros, sendo 78 homens e 77 mulheres. Este texto foi escrito para substituir o atual que foi promulgado em 1980, durante a ditadura do general Augusto Pinochet

A decisão de fazer uma nova carta constitucional foi definida em 2020 após votação popular, em que 78% da população do Chile decidiu a favor da produção de uma nova constituinte. 

Fique por dentro da história do Chile

Guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou no dia 21 de setembro a mobilização de 300 mil soldados no conflito com a Ucrânia. Foi a primeira movimentação desse tipo desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião também foi feita uma ameaça nuclear por parte do presidente russo. 

O fato da mobilização militar gerou grande oposição da população russa, o que provocou uma série de protestos nos últimos dias. Foram presas cerca de 2 mil pessoas.

No dia 23 de setembro foi aberto um referendo para consulta pública sobre a anexação de quatro regiões da Ucrânia ao território russo. São essas regiões Donetsk e Luhansk, no leste, e Zaporizhzhia e Kherson, ao sul. Todas elas correspondem a 15% de toda a Ucrânia. 

Na última terça-feira (27), último dia da votação do referendo, um novo aviso nuclear foi feito pelo aliado de Putin, Dmitry Medvedev, que é vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia. O informe destacou que Otan não interferiria de forma direta em uma guerra nuclear. 

A deflagração da guerra da Rússia contra a Ucrânia ocorreu na noite do dia 24 de fevereiro após anúncio de Putin. Em rede nacional, o presidente russo comunicou sobre a operação militar na região do Donbass.

Leia também: os impactos ambientais causados pela guerra entre Rússia e Ucrânia

Assembleia Geral da ONU

A 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas começou a ser realizada no dia 14 de setembro. O evento aconteceu na sede da ONU em Nova Iorque. 

O evento reuniu chefes de estado e líderes de 193 nações do mundo. O Brasil, por tradição, abriu os discursos das lideranças.

Entre os temas debatidos estiveram a guerra entre Rússia e Ucrânia, a crise global dos alimentos, crise climática e educação. 

Furacão Ian

Na última terça-feira (26), o furacão Ian atravessou a província de Pinar del Río, em Cuba. O fenômeno neste dia chegou a ser classificado na categoria 3 de 5, de acordo com a escala de ventos Saffir-Simpson.

Após sair do território cubano ele se direcionou ao estado da Flórida, nos Estados Unidos. Na quarta-feira (27), o furacão chegou a ter ventos de até 240 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Vista de satélite do furação Ian.
Crédito: Shutterstock

Neste dia, a categoria do furacão atingiu a escala 4, sendo considerado junto ao furacão Charley de 2004, o maior que já atingiu essa região dos Estados Unidos.

Mais de 2 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica na Flórida. O governador da Flórida, Ron DeSantis disse que "os impactos desta tempestade são históricos". Houve registro de duas mortes e pessoas desaparecidas. 

A tempestade caiu para a categoria 1 na quinta-feira (28).

Leia também: saiba como se formam os furacões, ciclones e tufões

Vacina nasal contra a Covid-19

No início do mês de setembro foi aprovada na China a primeira vacina nasal contra a Covid-19 do mundo. 

O imunizante se chama Convidecia e foi criado pela empresa farmacêutica CanSino Biologics. Na China ele será utilizado como dose de reforço. 

De fácil armazenamento, a vacina não utiliza agulha e consiste em um spray aerossol sendo aplicada pelo nariz. 

Saiba mais: o que são e como são feitas as vacinas

Varíola dos macacos

Estudo publicado no dia 2 de setembro pela revista científica Case Reports - JACC revela que a varíola dos macacos pode causar problemas cardíacos.

A pesquisa relacionou o caso de um homem de 31 anos que foi diagnosticado com a zoonose viral e uma semana depois desenvolveu uma infecção aguda por miocardite.

Leia mais sobre doenças causadas por vírus

Brasil

Bicentenário da Independência

No dia 7 de setembro deste ano o Brasil completou 200 anos de sua independência de Portugal. A data representa um marco para o processo histórico do Estado-Nação brasileiro. 

O processo de independência contou com diversos acontecimentos e períodos importantes. Entre eles está a abertura dos portos assim que a família real portuguesa chegou ao Brasil em 1808. 

As revoltas como a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana desempenharam papeis importantes para compreender a independência brasileira. 

É interessante também destacar a relevância que lideranças femininas como Maria Leopoldina, Maria Quitéria, Maria Felipa e Maria Angélica tiveram nesse período de luta pela independência. 

A manutenção da escravidão no Brasil mesmo após a independência brasileira é outra temática levantada e debatida neste bicentenário. 

Confira também: o que pode ser cobrado no Enem e vestibulares sobre o bicentenário da independência

Chikungunya

No mês de setembro as mortes causadas pela Chikungunya no Brasil, em 2022, já superaram o número de óbitos pela doença registrado no ano passado. Já são mais de 60 vítimas fatais neste ano.

Mosquito Aedes Aegypti.
Crédito: Shutterstock

A Chicungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que também é responsável por transmitir a dengue e a zika

Magnetismo afeta pista de aeroporto

Devido a mudanças no magenetismo da Terra, o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), teve que modificar operações em suas pistas.

A alteração no campo magnético do planeta afetou o funcionamento das bússulas. Esses objetos são fundamentais para a orientação adequada no momento do pouso dos aviões. Por esse motivo, as operações sofreram mudanças. 

Desde a inauguração do aeroporto, em 1985, essa foi a primeira mudança operacional a ser feita decorrente de alterações magnéticas. 

Resolva exercícios sobre magnetismo

Pesquisa sobre acesso à internet

Levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que 15,3% da população com 10 anos ou mais não possuem acesso à internet no Brasil.

São cerca de 28,2 milhões de brasileiros. A pesquisa mostra que os três motivos mais indicados que justificam a falta de acesso são: não saber usar a internet (42,2%), falta de interesse (27,7%) e motivos financeiros (20%). 

Queimadas na Amazônia

A quantidade de focos de queimadas na Amazônia superou no mês de setembro de 2022 o total registrado em todo o ano passado. 

Até o dia 18 de setembro, foram 75.592 focos registrados. Em todo o ano passado, o número foi de 75.090, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Saiba mais sobre as queimadas na Amazônia no vídeo abaixo:

Risco da volta da poliomielite

No dia 21 de setembro, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) emitiu um alerta indicando que o Brasil corre risco muito alto de voltar a ter casos de poliomielite

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença grave que causa paralisia em partes do corpo humano. 

O Brasil conseguiu erradicar oficialmente a doença em 1994. Mas, devido a baixa cobertura vacinal atual para cerca de 79%, a doença corre risco de ser reintroduzida no país. 

A campanha de vacinação deste ano começou em 8 de agosto e se estendeu até o último dia 30 de setembro. 

Leia também: a importância da vacinação