Atualidades Vestibular e Enem - Junho de 2020
Ocorrência de muitos fenômenos naturais no Brasil e no mundo e avanço do coronavírus foram os principais acontecimentos do mês de junho.
Junho foi um mês movimentado no Brasil e no mundo. Além dos avanços nos números do coronavírus, muitos fenômenos naturais foram registrados pelo Brasil e por países de diversos continentes. Veja a seguir os principais assuntos que podem ser temas de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para entender tudo o que aconteceu clique nos links e acesse as informações do Brasil Escola, UOL, Folha de São Paulo, BBC e outros portais de notícias.
CORONAVÍRUS
Brasil passa de 1 milhão de casos
O mês de junho marcou a chegada do Brasil a 1 milhão de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus (covid-19). No dia 19 o país atingiu a marca de 1.009.699 casos confirmados. O mês encerrou com 1,4 milhão de pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus.
De acordo com o levantamento, que utiliza os boletins das secretarias estaduais de saúde, em todo o país, 59.656 pessoas morreram em decorrência do covid-19. O vírus teve um avanço maior este mês na região Centro-Oeste, onde o número de casos triplicou. Em seguida as regiões que mais registraram o aumento de casos foram Sul, Nordeste, Sudeste e Norte.
Mais: Veja todos os dados do coronavírus no Brasil em junho
Omissão de dados no Brasil
O site oficial que mostra os números do coronavírus no Brasil foi tirado do ar temporariamente no início do mês. Os dados eram alimentados pelo Ministério da Saúde e, após a volta, deixou de trazer números consolidados sobre a pandemia e o histórico de evolução.
A omissão dos dados pelo governo foi muito criticada, levando em consideração que as informações ao longo do tempo também servem para pesquisas e decisões ligadas ao tratamento do vírus, além de outros diversos fatores.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a fazer um apelo para que o governo brasileiro tivesse transparência na informação dos dados, já que a população precisa de informação para poder se proteger.
Veja também: Governo provoca confusão com números do coronavírus
Com isso, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra decidiram fazer uma parceria e trabalhar de forma conjunta para buscar as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal para que possam informar como está a evolução e o total de óbitos provocados pelo coronavírus.
500 mil mortes no mundo
De acordo com a OMS o número de mortos pelo coronavírus no mundo foi 503.862 até o dia 30 de junho. A quantidade de casos confirmados oficialmente, até o início do dia, foi de 10.185.374. Estados Unidos, Brasil e Rússia são os três países com o maior número de casos no mundo.
Mais: Veja a lista de países e quantidade de casos e mortes por coronavírus
BRASIL
“Ciclone Bomba” no Sul do Brasil
No fim da tarde do dia 30 de junho um ciclone extratropical atingiu a região sul do país deixando quatro pessoas mortas (três em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul). O temporal causou queda de árvores, deslizamentos de terras, chuvas fortes e falta de energia para cerca de 1,4 milhão de pessoas.
Mais: O que é um Ciclone Bomba?
Veja também: Como se formam os furacões, ciclones e tufões
O fenômeno é responsável pelo acontecimento de fortes chuvas, queda drástica na temperatura e ventos que podem ultrapassar os 100 km por hora.
Projeto para novo marco regulatório de Saneamento Básico
Foi aprovado pelo Senado Federal, no dia 24, o Projeto de Lei do novo marco regulatório do saneamento básico, por 65 votos a 13. O projeto estimula que a iniciativa privada participe do setor e a proposta estabelece que as metas devem ser cumpridas em até 12 anos. Agora, já aprovado na Câmara, o projeto segue para a sanção do Presidente Jair Bolsonaro.
Atualmente, de acordo com o Instituto Trata Brasil, cerca de 100 milhões de brasileiros têm coleta de esgoto e 34 milhões não têm acesso à água tratada, o que ocasiona o aumento de doenças. O investimento do projeto é de aproximadamente R$ 700 bilhões para que até 2033 haja a universalização do saneamento básico.
Veja também: Todas as metas de saneamento básico
Mais: Doenças causadas por falta de saneamento básico
Nuvem de gafanhotos
No final deste mês o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento alertou o país sobre uma nuvem de gafanhotos que saia da Argentina com direção ao Uruguai e Brasil. A maior preocupação era com o setor agrícola, já que os gafanhotos podem afetar a atividade, levando em consideração que os insetos de alimentam de recursos usados nesta área.
Ainda não se sabe ao certo o motivo da formação da nuvem, mas acredita-se que o fenômeno está relacionado com desequilíbrio ecológico e mudanças climáticas.
Veja também: Governo federal declara emergência do RS e SC por gafanhotos
Apesar da preocupação, principalmente relacionada a economia e agricultura no Brasil, a nuvem com milhões de gafanhotos se desviou e seguiu rumo ao Uruguai.
Mudanças no Ministério da Educação
Investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito das Fake News, após muitas especulações o economista Abraham Weintraub anunciou sua saída do Ministério da Educação (MEC) no dia 18.
Dias depois, Carlos Alberto Decotelli foi nomeado para ocupar o cargo, mas cinco dias após o anúncio o ministro se demitiu. A causa da saída foi decorrente de uma série de informações falsas encontradas no currículo do ministro.
MUNDO
Eleições nos Estados Unidos
A instabilidade enfrentada pelo mundo na pandemia do coronavírus e os protestos e movimentos contra o racismo estão afetando o rumo das eleições nos EUA.
Donald Trump, atual Presidente dos EUA, iniciou o ano como favorito à reeleição. Com o avanço da situação do coronavírus e demais acontecimentos, os cidadãos norte-americanos começaram a se importar com temas diferentes que mudaram o rumo da corrida presidencial.
Após o mês de março a competição ficou mais acirrada e Joe Biden passou à frente de Trump. Além dos impactos da pandemia como aumento de mortes nos EUA e a queda dos empregos, a morte de George Floyd em ação policial mostrou os lados dos dois candidatos.
Biden, apesar de não apoiar o fim do financiamento federal à polícia, se mostrou mais próximo à família do ex-segurança e aos protestos. Já Trump, mesmo lamentando a morte publicamente, continuou como alvo dos protestos e chegou a ameaçar chamar o Exército para conter os atos, utilizando o slogan de “lei e ordem”. As eleições nos EUA estão previstas para novembro, até então o cenário continua incerto.
Mais: Movimento Antirracista
Veja também: Como são as eleições nos EUA
Nuvem de poeira a caminho das Américas
A formação de uma nuvem de poeira saindo do Saara e se deslocando para as Américas deixou as autoridades em altera. O fenômeno é formado por uma massa de ar muito seco e com poeira do deserto africano e chamado de “nuvem de poeira Godzilla” por especialistas.
Os efeitos foram sentidos no Caribe e a população recomendada a usar máscaras e evitar atividades ao ar livre. Com a qualidade do ar afetada pode haver impacto sobre a saúde humana, prejudicando principalmente pessoas com problemas respiratórios.
Veja também: Os tipos de massa de ar
Essa massa de ar seco e carregada de partículas de areia se forma no fim da primavera, no verão e no começo do outono no Hemisfério Norte, e geralmente se desloca em direção ao Oeste sobre o Oceano Atlântico a cada três ou cinco dias. Costuma ser de curta duração, mas a presença de ventos suaves em certas épocas do ano podem fazê-la percorrer mais de dez mil quilômetros.
Lançamento da Falcon 9
Em 31 de maio o lançamento do foguete Falcon 9 marcou uma nova fase na corrida espacial. Foi a primeira vez que uma empresa privada (SpaceX) envia humanos para a órbita da Terra. A viagem durou cerca de 19 horas e mais de três horas de espera do lado de fora até os astronautas entraram na ISS (Estação Espacial Internacional). Eles devem permanecer por lá provavelmente até agosto.
O lançamento do Falcon 9 é o primeiro passo do Projeto Artemis, coordenado pela Nasa, que visa colocar humanos novamente na Lua até 2024.
Veja também: Saiba como foi o lançamento da Falcon 9
Mais: Veja quando o homem visitou a Lua