IFF e UFES aplicam provas na Região Sudeste

No Rio de Janeiro, elas acontecem a partir das 8h30 e 15h. Já no Espírito Santo, será das 14h às 17h.
Em 06/12/2015 00h30 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje, 6 de dezembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) realiza a primeira fase do seu Vestibular 2016/1. No total, 2.848 candidatos devem participar das provas, que acontecem das 8h30 às 12h30, em Campos Centro, Guarus, Macaé, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio e Itaperuna.

Acesse seu local de prova

O processo seletivo para cursos superiores será constituído por 50 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. É recomendável que os participantes se apresentem com 60 minutos de antecedência.

Eles deverão portar Documento de Identificação Oficial com foto, Cartão de Confirmação de Inscrição e caneta esferográfica de tinta preta. Calculadora, telefone celular, tablet, bips, corretores líquidos ou de fita e objetos similares são proibidos. A saída dos participantes será permitida após as 9h30, mas somente a partir das 11h30 com o caderno de questões.

Candidatos aos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Arquitetura e Urbanismo passam, ainda, por uma prova de Aptidão Específica, das 15h às 18h, no campus onde o curso é oferecido. Eles deverão portar, além dos documentos mencionados acima, lápis HB, lápis 2B, borracha macia, lápis de cor e apontador. 

O gabarito será publicado ainda hoje, a partir das 13h, e o resultado desta etapa sairá no dia 22. Já a segunda etapa acontece em 24 de janeiro de 2016. A primeira chamada é esperada para 19 de fevereiro. O bacharelado em Engenharia Elétrica, no Campus Centro, foi o curso mais concorrido com 15,4 candidatos por vaga. No total, 484 vagas serão preenchidas. Detalhes no Edital.

UFES

Também começa neste domingo, 6, a segunda fase do Vestibular 2016 da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A seleção segue até terça-feira, 8, das 14h às 17h, em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Alegre e São Mateus. São esperados 23.579 vestibulandos.

Acesse seu Cartão de Inscrição

Hoje, eles serão submetidos a uma prova de Redação. Amanhã, serão aplicadas as provas discursivas de Física ou História ou Química ou Língua Inglesa ou Libras e, no último dia, acontecem as de Matemática ou Geografia ou Biologia ou Língua Portuguesa e Literatura. 

Para candidatos ao curso de Letras/Libras, a 2ª fase será composta por redação e provas objetiva específica de Libras e discursiva de Língua Portuguesa e Literatura. Já os concorrentes de Matemática (Vitória) farão somente a redação e deverão, no Processo Seletivo Estendido, cursar durante o 1º semestre algumas disciplinas específicas. 

Recomenda-se que os candidatos compareçam aos locais de prova com uma hora de antecedência portando Cartão de Inscrição, original do documento de identificação utilizado na efetivação da inscrição, lápis, borracha e caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta ou azul-escura.

A primeira etapa foi constituída pelas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. A divulgação da lista de aprovados está prevista para 22 de janeiro de 2016. Estão sendo oferecidas 3.834 vagas em 73 cursos. Destas, 50% são reservadas para cotistas. Mais informações podem ser obtidas no Edital.

Por Wanja Borges


Relacionados

Concorrência do Vestibular 2016 da UFES já pode ser conferida
Foi publicada no início da noite de ontem, 21 de outubro, a concorrência do Vestibular 2016 da UFES. Mais uma vez, Medicina é o curso mais concorrido.
Notícias
IFF divulga resultado da primeira fase do Vestibular 2016/1
O IFF divulgou na tarde de hoje (22) o resultado da primeira fase do Vestibular 2016/1. Classificados participam da próxima etapa em 24 de janeiro.
Notícias
IFF libera lista de isentos da taxa do Vestibular 2016/1
Na tarde desta sexta-feira (30), o IFF liberou a lista de isentos do Vestibular 2016/1. As inscrições seguem até 6 de novembro. São 484 vagas.
Notícias
IFF publica Cartão de Confirmação da 1ª fase do Vestibular 2016/1
IFF publica Cartão de Confirmação da 1ª fase do Vestibular 2016/1. Provas serão realizadas no próximo domingo (6). São oferecidas 484 vagas.
Notícias
Instituto Federal Fluminense (IFF)
Instituição está presente em Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Macaé, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, São João da Barra e Quissamã.
Universidades
Locais de prova do Vestibular 2016 da UFES já podem ser conferidos
A UFES disponibilizou neste sábado, 28 de novembro, os locais de prova da 2ª fase do seu Vestibular 2016, que será realizado entre 6 e 8 de dezembro.
Notícias
Provas e Gabaritos do VestUfes 2016 já estão disponíveis
As Provas e Gabaritos da segunda fase do VestUfes 2016 já estão disponíveis. Os recursos serão recebidos somente até às 18h de hoje (9).
Notícias
UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)
A universidade realiza vestibular para ingresso no 1º semestre e SiSU para o 2º semestre.
Universidades