Topo
pesquisar
Em 21/03/2013 14h15

Universidades internacionais dão dicas sobre inscrição no processo seletivo

Estudar no Exterior

Diretores de instituições de ensino no exterior explicam como inscrever em seus processos seletivos. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Quero estudar no exterior, mas tenho receio de passar pelo processo seletivo! Não é um bicho de sete cabeças. Como já explicamos em outros posts, o processo de seleção de estudantes em uma universidade internacional envolve diferente aspectos: um bom boletim escolar, providenciar documentos, cartas de referência, redação (essay), entrevista, e, é claro, um bom inglês para realizar a prova de proficiência. Os aspectos irão depender do país que você escolher e da universidade, portanto, a dica mais valiosa é que você cheque os detalhes do processo seletivo com a sua universidade internacional. Nós apertamos bastante esta mesma tecla, pois você precisa saber quais são as exigências específicas feitas pela instituição onde você quer estudar.

E o que dizem as próprias instituições sobre a inscrição para o processo seletivo de estudantes internacionais?

Funcionários de universidades internacionais responsáveis pela análise das inscrições e pela seleção de candidatos têm dicas e orientações bastante similares em relação à inscrição de estudantes internacionais no processo seletivo no exterior.

Helen Cunningham*, funcionária do Escritório de Admissão da University of Dundee na Escócia, diz que é essencial que o estudante internacional forneça todas as informações pedidas durante o processo seletivo. “Pode ser importante para nós saber se você já cursou um ano em outra universidade, ou se fez outros cursos – não os subestime”, explica Cunningham. Este tipo de informação adicional pode ser o seu diferencial entre os demais candidatos à vaga; não deixe de informar atividades extracurriculares, cursos, e trabalhos voluntários que você tenha realizado durante os seus anos de ensino médio.

Siga as instruções dadas no formulário de inscrição. Leia-o inteiramente e não hesite em tirar suas dúvidas diretamente com a universidade. A ausência de um documento exigido pela instituição pode desqualificá-lo imediatamente, ou causar um grande trabalho para a equipe de admissão. “Nós temos que passar bastante tempo entrando em contato com os estudantes para preencher as lacunas que ficaram faltando na inscrição, por isto é ótimo quando o candidato já informou tudo de uma vez”, diz Helen Cunningham.

A gerente de recrutamento de estudantes de pós-graduação da Durham University Business School (DUBS) na Inglaterra, Lindsay Duke, ressalta a importância de se certificar de ter preenchido corretamente todas as suas informações pessoais antes de enviar o formulário de inscrição online. Se você for aceito pela universidade, estão informações serão usadas para enviar a sua Confirmação de Aprovação (Confirmation of Acceptance - CAS). Por isso, escreva corretamente os seus dados de contato no seu formulário de inscrição.

Chrissie O’Dowd, gerente do Escritório de Admissão da Le Cordon Bleu New Zealand (filial na Nova Zelândia da rede internacional de escolas de gastronomia, gestão e hospitalidade), enfatiza a necessidade da proficiência em inglês: “As cartas de referência [enviadas pelos estudantes internacionais] são analisadas caso a caso. Se o estudante internacional não atingiu o nível de inglês necessário para o curso almejado, as referências acadêmicas não irão influenciar na nossa decisão”.

Os três profissionais afirmam que é possível encontrar todas as informações sobre o processo seletivo de estudantes internacionais no site de suas instituições. “Nós disponibilizamos todas as nossas informações atualizadas em nosso website oficial. O processo é bastante claro e auto-explicativo”, diz O’Dowd. “Todas as nossas exigências estão listadas em nosso Guia de Inscrição (Enrolment Guide). O erro mais comum cometido pelos estudantes em suas inscrições é não ler o Enrolment Guide, e deixar de providenciar os documentos autenticados necessários para a inscrição.”

Lindsay Duke, da Durham University Business School, completa: “Há uma página de orientação detalhada em nosso website. Ela [a orientação] também é detalhada no formulário de inscrição online. Os estudantes podem ainda entrar em contato com o Escritório de Admissões (Admissions Office) a qualquer momento. O nosso Escritório Internacional tem uma página na web dedicada apenas aos estudantes internacionais”.

Procure sempre a página do website específica para estudantes internacionais. Nela você encontrará orientação, dicas, formulário de inscrição, email de contato com a equipe da universidade, possíveis bolsas de estudo ou ajuda financeira, etc.

*Entrevistas realizadas pelo Hotcourses Brasil. Pesquise entre milhares de perfis online de universidades internacionais no banco de dados do Hotcourses.

Por Brenda Bellani

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola