Ensino a Distância (EaD)

Cursos a distância e semipresenciais se tornaram populares no Brasil e continuam crescendo
Crédito da Imagem: canva

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A educação a distância (EaD) é uma modalidade de ensino que permite ao aluno ter aulas sem o contato físico com o professor. O estudante pode assistir aulas em qualquer lugar, por meio de computador, tablet ou celular. O EaD está presente na graduação, pós-graduação e cursos de idioma, por exemplo. 

Se você deseja fazer um curso e não pode frequentar as aulas em uma instituição, o EaD pode ser a opção perfeita para o seu caso! Basta ter um computador ou outro aparelho com acesso à internet, disciplina e vontade de aprender para aproveitar os benefícios do ensino a distância.
 
A possibilidade de ter aulas de forma remota faz com o que o ensino a distância cresça mais a cada dia, chegando em áreas que não são atendidas pela educação presencial. A democratização do ensino é um dos pilares do EaD no Brasil.

Tópicos deste artigo

Quem pode fazer cursos EaD?

Cursos a distância podem ser realizados por qualquer pessoa, mas o público-alvo é composto por pessoas que não têm tempo para conciliar estudos presenciais diários com trabalho ou outras atividades, assim como moradores de regiões afastadas dos centros urbanos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as principais características do EaD?

A flexibilidade é a principal característica do EaD. A pessoa define seu próprio horário para estudo, adequando as aulas com a sua rotina. 

Comodidade e segurança são outros aspectos do ensino a distância, já que o estudante não precisa sair de casa para assistir às aulas. 

Economia é outra característica que faz do EaD uma ótima opção, levando em consideração que as mensalidades de cursos a distância costumam sem bem mais baratas que os presenciais. 

Um curso EaD para chamar de seu!

Ficou interessado(a) pelo EaD? Então confira aqui dicas para escolher o seu curso a distância

Seu sonho é fazer um curso superior em universidade pública, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)? Então conheça a plataforma Universidade Aberta do Brasil (UAB) e saiba como fazer uma graduação gratuita sem sair de casa!

Quer aprender um novo idioma nas horas vagas? Veja aqui as diferentes opções para o estudo de línguas estrangeiras. Sabe o melhor? As oportunidades são gratuitas!
Esses e outros textos sobre ensino a distância (EaD) você confere aqui no Brasil Escola!