UFPA dá início às inscrições do Vestibular 2017

Seleção é exclusiva para participantes do Enem 2016. Mais de 6 mil oportunidades são oferecidas.
Em 04/10/2016 07h11 Por Érica Caetano

UFPA
UFPA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu hoje, 3 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo (PS) 2017, que é exclusivo para candidatos inscritos e participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Interessados podem se inscrever até as 17h do dia 24 de outubro e taxa é de R$ 35.

Inscreva-se

Os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa de estudo integral podem solicitar isenção da taxa de inscrição. A confirmação da concessão ou não da isenção da taxa estará disponível até o dia 17 de novembro.

Seleção

Este ano há mudanças no que diz respeito ao Exame de Habilidades Específicas (THE) para os cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Os candidatos aos cursos de Artes Visuais e Teatro não precisam mais realizar o THE, enquanto para quem deseja ingressar nos cursos de Dança e Música, a seleção passa por algumas mudanças.

O THE para estes será realizado no dia 11 de dezembro, na cidade de Belém. Os candidatos tomarão conhecimento do resultado do Exame de Habilidades até o dia 20 seguinte. Agora, não haverá mais segunda opção para quem se inscreve nestes cursos e o candidato será reprovado no THE. 

Também foi alterado o peso desta nota, que, agora, equivale a uma das áreas do Enem na fórmula da média ponderada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os estudantes que faltarem em, pelo menos, um dia de prova do Enem 2016 e obtiverem nota inferior a 500 na Redação ou a 400 em uma ou mais áreas do Exame serão automaticamente eliminados do ProSel 2017 da UFPA. Ainda não foi divulgada a data oficial de liberação do resultado. 

Oportunidades 

A UFPA está oferecendo no total, 7.404 vagas em 178 cursos e 20 cidades. Destas, 6.088 são para o PS e 1.316 destinam-se ao preenchimento pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Das oportunidades, 50% são reservadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, sendo metade para integrantes de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Do total de vagas reservado em cada caso, 78% são para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). 

A nota final dos candidatos do PS UFPA 2017 será computada levando em conta a média aritmética das notas das cinco provas do Enem 2016, mais a nota do THE (para os cursos de Dança e Música), e média aritmética das notas das cinco provas do Enem 2016 para os demais cursos.

Além disso, candidatos que tenham cursado todo o ensino médio no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e/ou Tocantins terão um bônus de 10%. Outros detalhes podem ser obtidos através do Edital.