Topo
pesquisar
Em 13/03/2017 11h52, atualizado em 13/03/2017 11h52

Exercícios físicos melhoram desempenho de estudantes no Enem

Enem

Confira os benefícios físicos e emocionais que a prática de atividades e esportes traz para o Enem Por Lorraine Vilela Campos
Esportes coletivos são os mais indicados para adolescentes e jovens
Esportes coletivos são os mais indicados para adolescentes e jovens
PUBLICIDADE

A pressão sobre o estudante que vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de qualquer vestibular é muito grande. A cobrança pelo bom desempenho nas provas, que pode vir da família, do colégio ou do próprio aluno, gera uma carga de estresse alta. O momento envolve, ainda, a escolha pelo curso, decisão que muitas vezes gera dúvida e insegurança no vestibulando.

Focar apenas nos estudos e deixar de lado os momentos de lazer e exercícios físicos pode prejudicar o desempenho do estudante e afetar sua saúde. Por isso, acrescentar à rotina atividades voltadas para o relaxamento e estímulo da autoconfiança é algo recomendado. 

Qual exercício fazer?

A oferta de exercícios físicos é muito grande. Para quem curte o contato com a natureza, caminhar e correr em parques pode ser uma boa opção. Já quem busca manter a forma, aumentar a resistência física ou perder peso, as atividades desenvolvidas em academias são indicadas. Além disso, existem diferentes modalidades esportivas para os que desejam se movimentar. 

Segundo o preparador físico Diego Prado, o participante do Enem deve escolher o exercício com o qual mais se identifica e que dê mais prazer ao praticar, pois a pessoa tem que se sentir motivada e ter vontade de se exercitar. “Nessa fase as melhores opções são os esportes coletivos, pois o jovem tem contato com outras pessoas, fator que acredito ser de extrema importância”, ressalta. 

Relaxamento

Relaxar é algo que quem vai fazer o Enem não consegue com tanta facilidade. Buscar métodos que auxiliem na descontração e no relaxamento são importantes para o vestibulando. Especialista em Yôga, a professora Lana Melo atribui à prática um papel importante na vida de adolescentes e jovens, já que os exercícios auxiliam no controle do estresse, melhoram a concentração e a memória, além de despertar a criatividade e o autoconhecimento.

Prática milenar, o Yôga apresenta diferentes exercícios. Lana destaca as técnicas e a forma como cada uma é utilizada. Confira!

Corporais (Ásanas) - é o trabalho da consciência corporal, coordenação motora, alongamento e fortalecimento muscular. 

Respiratórias (Pránáyámas) - a técnica trabalha a respiração, aumentando a energia vital e a capacidade pulmonar, além de controlar as emoções. Já os mantras auxiliam na concentração. 

Relaxamento (Yôganidrá) - exercício voltado para o controle do estresse. 

Meditação (Samyama) - técnica com foco no autoconhecimento. 


Yôga proporciona relaxamento e melhora a memória e concentração Créditos: Lana Melo

Benefícios 

Praticar algum esporte ou exercício físico traz benefícios em aspectos físicos, emocionais e psíquicos. Segundo Diego, se exercitar reduz dores no corpo, principalmente o desconforto causado por longas horas de estudos em uma mesma posição, além de melhorar os níveis de atenção e o sono. 

A melhora nos quadros de ansiedade, nas dores pelo corpo e na resistência física está ligada a liberação de substâncias que atuam em tais aspectos, como é o caso da endorfina, popularmente conhecida como o hormônio do prazer. Vale ressaltar que os limites de cada pessoa devem ser respeitados para que os benefícios dos exercícios não se transformem em problemas causados pela prática em excesso. 

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola